sábado, 1 de agosto de 2020

Opinião: PM, Engª nuno gomes nabian cuma bandidasco keia!


Por: yannick Aerton

A verdadeira libertação da Guiné-Bissau, isto é, a criação de condições objectivas para a promoção do desenvolvimento, o bem-estar, a justiça e a igualdade de oportunidades, só vai acontecer no dia em que tivermos governantes, com a coragem e determinação do JJ RAWLINGS e do THOMAS SANKARA (nka fala pá e limpa sebu di tudo kil corruptos cu rebenta cu Guiné, através de pelotão de fuzilamento, suma cu JJ faci na Gana), para levar a justiça todos esses supostos “djintons” a que alguns deputados se referiram durante as reuniões plenárias da Assembleia Nacional nos últimos dias.

Não bastará apenas levar a justiça esses Guineenses que têm contribuído para o sofrimento do povo, por no passado recente terem instalado no país uma autêntica máquina para a prática do crime económico lesivo aos legítimos interesses do povo, mas fazer com que essa justiça seja dotada das indispensáveis condições de funcionamento e que seja célere.

A aposta do General Presidente foi acertadíssima, porquanto o Primeiro-ministro Engª. NUNO GOMES NABIAN, e a pessoa indicada para barrar o caminho aos gangs do Mal, que nunca pensavam que um dia seriam confrontados com uma decisão cuja finalidade se destina a repor a justiça, extirpando todos os “bandissalons” do nosso convívio e levar alguns para a cadeia, o único local onde mereciam estar.

Um grupo de invejosos que querem destruir a vida de homens honestos, patriotas e trabalhadores, como é o caso do BRAIMA CAMARA, BA DI POVO, que antes de optar pela politica activa, já tinha arrumado a casa, isto é, já era empresário de sucesso que conseguiu tudo na base da honestidade. E, di repente, saem pseudopolíticos, desonestos, invejosos a querem destruir tudo aquilo que construiu, com o seu suor e sacrifício durante anos. Ma suma i fidju di barke, ala Deus na castiga elis. Deus cata djungu cu fadi pá durmi. Deus ta faci justiça. Suma cu nha tia ta fala: ca se fez ca se pagou (kila in adi Purtuguis).

O que se ouviu dos deputados em relação a prostituição do dinheiro do povo, é tão medonho, que só quem não está consciente dos males feitos a este povo, por essa meia dúzia de gatos-pingados, pode ficar indiferente e não reclamar justiça e pena pesada contra esses criminosos.

Aqui não vamos ver se este é meu familiar, amigo, “parente ou difente, suma kita faladu na Kriol” ou não, mas sim, estamos a apoiar a luta que o governo está a travar contra a corrupção, destinada a recuperar os bens abusiva e ilegalmente alienados a quem não merece ou tenha direito ou adquiridos ilicitamente.

Este regime pode fazer mil e uma maravilhas, mas não começar por resolver as denúncias feitas pelos deputados nas reuniões acima referidas, a sua credibilidade será posta em causa, porque ninguém tem o direito de se apropriar do bem comum. O Estado tornou-se tao fraco, que cada um faz o que quer.

Como é possível projectar uma construção para 3 pisos e de repente alguém se sente com o direito violar as nomas e aumentar essa mesma construção para 3 pisos, i tudo ta fica na iagu di bacadjau. Ou lei tem i cumprido ou lei tem ma homis cu TOMATES ca tem ca faci i cumprido.

I tem djintis, parelis Bissau i di selis, Guiné-Bissau ta resume na Tchon di Pepel Varela, ma nada. És na falal sim complexo, pabia ninguin eca ta ma pega teso na skola, ninguin, ma ninguin nan. Pura e simplesmente se garandis ma sibi ba lei um bocado otcha luta cumsa em cu manda i pudu diante, i uturs fica suma carne di canhon.

Si és governo confisca tudo keku furtado, sica leba djintis pá justiça pá e castigado conforme lei, anta pá e nterga poder. Fula cuma “mo huli boné, la mo taco”, Cuma sibu medi udju di baca bu cata folal.
Ou desta ou nunca, para se pôor termo a todas as gestões danosas a que temos assistido da parte de governantes pouco preocupados com o futuro da Guiné-Bissau, por muitos deles possuírem dupla ou tripla nacionalidade, como aquela “s.o.b.” que anda por aí no Tuga a considerar o regime de golpista e narcotraficante. Uma “cdl” que saltou da janela para vir dirigir uma instituição tao importante, como o Ministério da Justiça.

O povo está atento aos passos que este governo vai dar, e não deve esquecer que o seu período de graça não vai além de um ano.
Ao Procurador-Geral da República, espera-se o cumprimento da palavra, caso contrário, apesar de estarmos na linha da frente, nesta luta titânica, vamos exigir a sua demissão.

Em relação a essa palavra dada, queria referir-me a um Surat do Sagrado Alcorão, o 61º, intitulado SAAF, no seu segundo parágrafo, vem expressa de forma categórica o seguinte:
É UMA GRANDE ABOMINAÇAO FALTAR A PALAVRA DADA.
Aí não vou entrar em pormenores, porque Allah aqui referiu-se aos Judeus.
Por isso, Dr. FERNANDO GOMES, deadline sta quase, abo além di bu sedu herói vivo, pabia di coragem cu bu teve pá cria Liga Guineense di Diritus di Homis, abo i detentor di Ph.D. na bu área de formação, ki Direito. Tempacencça cabu desiste, cumpre cu bu palavra pá djintis torna tudo keke furta. Exemplos mangam del, alimanga fulana Mindjer mas rica di África. Ala i foronta pabia di dinheiro ki furta durante regime di pape.

Ali no sinta no perau, anos i aliado di regime ma si bu ca tene Mon duro na és Cusa, nona virau costa, pabia és povo ista dja farto di és gatunos, criminosos, cu misti toma conta di no riquezas tudo na frio e faci di selis.

NUNCA, MA NUNCA, SUMA CU NHA TIO, NANTOY DI CALEQUISSE TA FALA!

1 comentário: