domingo, 3 de maio de 2020

Covid-19: MÉDICO REVELA QUE O HOSPITAL NACIONAL ESTÁ SEM OXIGÉNIO E NEM VENTILADOR PARA CASOS GRAVES

O diretor do serviço do bloco operatório do hospital nacional Simão Mendes, Malam Sabali, revelou que o estabelecimento está sem oxigénio devido a avaria na fábrica há muito tempo, como também não dispõe de nenhum aparelho de ventilador para os doentes graves com problemas de respiração aguda, tidos como um dos sintomas em pacientes do coronavírus.

O jovem médico clínico geral lembrou que, de acordo com as estatísticas sanitárias a nível mundial, 14 por cento dos doentes infetados por coronavírus (Covid-19) apresentam manifestações clínicas graves e  geralmente quatro (4) por cento desenvolvem problemas severos que requerem o internamento urgente na Unidade dos Cuidados Intensivos (UCI).

fez estas revelações na sua página oficial na rede social Facebook, na qual levanta interrogações sobre a capacidade técnica e de recursos humanos da unidade de cuidados intensivos de adultos do Hospital Simão Mendes, para atender eventuais casos graves que poderão aparecer nos próximos tempos, dado que o número dos infetados têm aumentado a cada dia no país.

Referiu que o primeiro doente grave registado acabou por morrer em menos de 48 horas.

“É momento de prepararmo-nos para situações mais graves, pelo contrário, todos os casos graves que aparecem terão a mesma sorte que o primeiro”, advertiu o diretor do serviço do bloco operatório, para de seguida exortar o governo que é urgente equipar o serviço da unidade dos cuidados intensivos do Hospital Simão Mendes com ventiladores, como também proceder à reparação de fábrica  de Oxigénio e do sistema de canalização de Oxigénio.

Sabali pediu ao executivo que adote o plano de formação e capacitação do pessoal médico e paramédico no domínio de uso de ventiladores, bem como de outros procedimentos obrigatórios do serviço de cuidados intensivos e o envolvimento da brigada médica Cubana no país. 

Assegurou que é urgente a compra de “consumíeis” incluindo os equipamentos de proteção individual em quantidade e qualidade suficiente assim como a compra de medicamentos essenciais de uso nos cuidados intensivos.

O urologista informou ao Democrata por telefone que é urgente acionar medidas de proteção essenciais para evitar a contaminação dos técnicos de saúde.

“É urgente equipar os técnicos e formá-los em como lidar com os casos, porque senão teremos problemas graves”, alertou Malam Sabali.

Por: Assana Sambú

odemocratagb.com

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. „Covid-19: médico revela que o Hospital Nacional [Central Simão Mendes de Bissau] está sem oxigénio e nem ventilador para casos graves”.

      Epá, eis uma sugestão!: mandar esta nova imediatamente ao Nho-Maralens Sissoco, o autoproclamado legítimo Presidente da CEDEAO na Guiné-Bissau. Para que faça deslocar imediatamente um outro enviado especial, após o Madagáscar, à Arabia Saudita. A fim de comunicar o caso com toda urgência a seu “íntimo amigo” de lá, o PRÍNCIPE AL-WALEED BIN TALAL BIN ABDUL AZIZ AL-SAUD.

      Pois esse já lhe tinha concedido, segundo ele mesmo, anunciado publicamente em Cantchungo no dia 20.12.2019, UM CHEQUE JÁ AVISADO, CONTENDO UM BILHÃO (1’000’000’000,00) DE DÓLARES US, COM MEDICAMENTOS, BOTES PARA AS ILHAS E OUTROS BENS. Diz na altura que tudo ia chegar no dia 26.12.2019 à Bissau com e em 4 aviões. Mas que todavia ainda não chegou. Talvez que se consiga alguma coisa por causa do caso desta urgência.

      Ora bolas pa. Só kafumbam. Deste Nho-Maralens Sissoco, Impostor, Golpista, Usurpador do Poder, Kadjofo do Inferno e tudo mais indo neste sentido, para todos os bissau-guineenses. Só trapaçaria e mentiras para a governação do país, deste seu autoproclamado legítimo Presidente da CEDEAO na Guiné-Bissau. Que vá ao Senegal do Macky Sall.

      Porque, para dizer, na Guiné-Bissau, comigo, nunca! Pois, sem a devida legalidade bissau-guineense respeitada e cumprida, nunca será ele o meu Presidente. Mesmo que faça vir morar o seu “íntimo amigo” saudita em Pindjiguiti.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  2. Sr.A.Keita, até onde eu sei estes equipamentos não foram roubados pelo SISSOCO mais sim, NUNCA EXISTIRAM no Hospital Simão Mendes durante os 45anos de desgovernacao do PAIGC, portanto haja paciência não tente impor a incapacidade do PAIGC ao SISSOCO ele só tomou posse á 3meses e os esforços que vem empreendendo mostra uma evidência clara que o país mudou e mudou para melhor.
    Para lhe refrescar a memória, foi o SISSOCO quem pela primeira vez na história da Guiné-Bissau instalou uma fábrica do oxigênio no Hospital Simão Mendes enquanto primeiro-ministro.
    Se for mesmo um imperativo as máquinas alegadas por este médico, o SISSOCO certamente estará a altura de conseguir.
    NB:Digo, "se for mesmo um imperativo" porque essas alegações devem vir não de um médico isoladamente mas sim da equipe encarregada para fazer face a esta pandemia. Pode ser que estes aparelhos servem não só para tratar o covid-19 mas no momento é a prioridade.


    Meu caro senhor A.Keita, ainda é tempo de se redimir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, trata-se novamente do comentário de comentário. Ok, é trabalho de um VIGIADOR de comentaristas. Mas mesmo assim vou aí esclarecer uns pontos.

      Sr. Có disse: "só tomou posse à 3 meses", não! "Tomou posse simbólico" há 3 meses. Não foi investido tal e qual mandam as nossas Leis da República. “Tomou” é, “posse simbólico”. O senhor esqueceu-se do termo “simbólico”. Sua primeira falha.

      Depois disse que "os esforços que vem empreendendo [Nho-Maralens Sissoco] mostra uma evidência clara que o país mudou e mudou [...]". Claro que o país mudou. Trouxe uma grande mudança. Como já antes dito, não foi investido tal e qual mandam as nossas Leis da República. Trouxe, de facto mudança mesmo profunda e inédita. Mas em vez de, para o melhor, não! Para o pior. Porque lá, onde tudo se faz sem Leis, só pode existir o PIOR DOS PIORES.

      Porque como é, a tomada de "posse simbólica", manu militari, é para o Ilustre Sr. Có a mudança para o melhor, onde está o seu entendimento do Estado de Direito Democrático? Eis sua segunda falha.

      Enquanto à instalação da "primeira fábrica de oxigénio no Hospital Simão Mendes", soa como se a S. Exa. camarada Comissário Principal (Primeiro-Ministro) Francisco Mendes (Chico Té), viesse vangloriar-se aqui agora, dizendo que foi ele, o primeiro, PM da Guiné-Bissau, a instalar os primeiros dois Berçários incubadores com os seus respetivos equipamentos de balões de oxigénio, em 1977, no Hospital Simão Mendes.

      Foi em 1977 (se a memória não me falha). Por isso, digo-lhe meu caro Ilustre Sr. Có, vai e sua gente enganar os menos cautos com as mentiras do vosso Nho-Maralens Sissoco. Eu, Abdulai Keita, conheço bem a história desta minha Pátria bem-amada que é a Guiné-Bissau. Que se conte uma meia verdade ou mentira total, eu sei desmascarar. Portanto, a terceira falha.

      E agora, você disse que "o SISSOCO certamente estará a altura de conseguir” equipamentos fornecedores de oxigénio e ventiladores para o tratamento de casos graves de covid. 19 no Hospital Simão Mendes.

      Eis olhe Ilustre Sr. Có, ainda você está a dizer, “certamente estará a altura de conseguir…”. Então, ele disse no dia 20.12.2019 que já tinha coisas do género. E que uns 4 aviões do seu amigo Saudita, o PRÍNCIPE AL-WALEED BIN TALAL BIN ABDUL AZIZ AL-SAUD ia chegar com tudo à Bissau no dia 26.12.2019.

      Por isso, não tente tapar o céu com as suas mãozinhas Ilustre Sr. Có. Hoje é o dia 03.05.2020, o Hospital Simão Mendes precisa com urgência deste género de materiais. E nem o Príncipe Saudita, nem estes materiais chegaram de chegar. O seu autoproclamado Presidente de CEDEAO na Guiné-Bissau mentiu. Não quer aceitar isso! É a sua quarta falha, neste seu pequeno “post” comentário do comentário de 12 linhas.

      Tudo falso. Vai inventar e tentar enganar outra gente. Ou talvez, você pode ser de boa-fé, mas então, acreditou nas mentiras que anda a divulgar sem receio. Pena.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  3. Sr Có...lamento lhe dizer mais o PAIGC pode ter os seus erros mais uns dos piores que já comenteram foi ter que dar pessoas com ideias malignas oportunidades de dizer bateiras como tu (Có). O hospital teve e tem gazes medicinais (oxigênio) que até era produzido internamente mais como há responsáveis (Fode Caramba Sanha) que só pensam um ter proveitos começaram a criar problemas que eles dito Técnico não resolvia.
    Porque culpa o PAGC do estado do hospital? Se o USE para cuidar da sua aparência vai a Dakar.
    Para o seu negócio credível na sua terra amada Guiné?
    Alias o grupo de G-15 (Pessoas que foram desde a muito tempo figuras de topo) nunca apoiar no desenvolvimento dos hospitais a nao ser dos seus interesses ? Como podemos desenvolver a saúde tendo pessoas com ideias iguas suas que nao projeta futuro progressista ha nao ser falar mal dos outros ?
    Por favor pensa em como contribuir para desenvolver Guiné-Bissau sem kil ku no ta fala na criolo bari panha ou disfama alkim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yoodê! Do resto "no comment", Ilustre Sr. Có. Obrigado.

      Eliminar
  4. Oh! Meu caro senhor unhnown com todo o respeito, quem está a dizer besteiras é o senhor se não vejamos.
    1- quem afirma a inexistência dos gases é o um alto responsável deste Hospital.quem é o senhor para contrariar?
    2- quem foi responsável por colocar técnicos incompetentes quando a liderança do país e do tal hospital estava sob alçada do PAIGC?
    3- o teu ídolo Domingos Simões Pereira quem pretende aqui proteger teve oportunidade de governar por quase 2 anos o que fez para melhorar a condição deste hospital?
    4- o grupo dos G-15 são oriundos de qual partido?
    Não sejas BURRO senhor unhnown , o PAIGC não presta e nunca prestou são cambadas de ladrões e assassinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Ilustre conterrâneo Sr. Có, tenho que repetir-lhe mais uma vez essa conversa fora do assunto em debate.
      Palavrões injuriosos não exprimem mérito de ninguém. Pelo contrário, demonstram a grande fraqueza de quem as expelida. De ter a fraca capacidade de autodomínio e controle das suas emoções.

      Ou seja, cada palavrão que o senhor pronuncia neste espaço muito público, só mostra e demonstra a sua recusa de se meter, com toda sua cabeça, a pensar. Demonstra a sua recusa de se meter, a pôr a sua cabeça, o seu espírito todo a pensar.

      Porque aí neste mundo, “ninguém é burro, tolo ou estúpido”, dizem os Russos e eu estou muito de acordo com eles. O que existe é existir as pessoas que negam pensar. Se recusam a se meter a refletir seriamente, com conceitos; fechar os seus olhos de fora; ver com os seus “olhos internos”; os seus olhos de dentro da cabeça. Coisa linda e importantíssima para todas e todos.

      Para dizer, Ilustre conterrâneo caro Sr. Có, que, chegar e se meter a injuriar, só lhe retire cada vez que você assim proceda, (1) um pouco de sua capacidade criativa/reflexiva, e; (2) cria uma má imagem de você tender ser ou de você ser daquela gente habituado a viver sem modo.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita.

      PS.: Vê só Sr. Có, por exemplo, no meu “post” acima, critiquei seu comentário sem ter recorrido a palavrão injurioso nenhum. Vai treinar isso, é possível. Pois, se consegue escrever coisas deste seu jeito é porque de outra maneira também é possível. É uma simples questão de BOA VONTADE E BOA INTENSÃO neste sentido. Obrigado.

      Eliminar
    3. Sr.A.Keita, convido o senhor a re ler o comentário do seu amigo unhnown antes de vir filosofar ou dar aulas de moral, simplesmente respondi-o com a mesma moeda com que ele se endereçou a mim.

      Que deus o proteja mesmo estando de lado errado Um dia vais aceitar a realidade.
      Abraços e boa noite.

      Eliminar
  5. Até parece que o Sr Adulai Queta é único e o último advogado dos derrotados ainda sobrivivente neste espaço? Ele comenta tudo e todos valendo pena ou não! NÃO FOI A CEDEAO QUE VOTOU NO USE mas sim o povo humilde da Guiné Bissau. Portanto a legitimidade de *SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE GENERAL USE NÃO VEM DE CEDEAO, VEIO SIM DO POVO QUE VOTOU*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Sr. “donkuro”, você se esquece nesta sua abordagem ou não sabe da existência daquela que é chamada "justiça eleitoral". Um elemento constitutivo do processo eleitoral, visto e tido no seu todo. Certo ou não Sr. “donkuro”?

      Senão, claro que a CEDEAO não votou na Guiné-Bissau. Mas ignorou a função e os atos devendo ser executados pela "justiça eleitoral" neste país, apressando-se a reconhecer um indivíduo tendo-se autoproclamado PR simbólico. Em todos os dois casos, marimbando-se de um dos órgãos da nossa soberania, o STJ, o único competente no caso. O contencioso eleitoral, que devia ter sido tratado pela “justiça eleitoral” bissau-guineense.

      E ora, Sr. “donkuro”, eu, nem à tiro, esse Nho-Maralens Sissoco será o meu Presidente, enquanto este gesto não for cumprido devidamente. E se pensa que estou sozinho nesta senda, está totalmente enganado. Garantido, está totalmente enganado. Mas a ver, vamos.

      Boa tarde.
      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar