O ex-Governo de PAIGC em funções a altura do surgimento dos primeiros casos de infeção por Coronavírus, apresentou um plano orçamental de 1.000.000 de $, qualquer coisa como 500 milhões de FCFA.
O Governo atual liderado por Nuno Gomes Nabiam, por sua vez submeteu a parceiros bi e multilateral um plano de combate orçado em 13,5 milhões de dólares, que a própria Comunidade Internacional (em formato P5) considerou de modesto tendo em conta os desafios e danos resultantes da pandemia.
Não se iludam, o PAIGC, foi contido no orçamento, uma vez que não contavam com a chegada do vírus ao nosso país. Foi assim que fizeram aquando do Ébola, que acabou por acontecer não pelas medidas tomadas na altura, mas por mero acaso.
O que se sabe do orçamento do Ébola? O que foi feito do orçamento, quais foram as estruturas sanitárias que beneficiaram de dinheiros justificados na altura? Portando desviaram tudo, como pretendiam fazer com o orçamento curto que apresentaram para combater a pandemia da Covid-19.
Só dos impostos e receitas geradas localmente este governo já gastou perto de 600.000 dólares no combate a Covid-19, e ainda pagou um mês de salário que o anterior Governo deixou, assim como pagou milhares de FCFA's a empresa que fornece energia elétrica (Aristides Gomes deixou uma divida de 12 milhões de dólares na EAGB)e continua a pagar os demais fornecedores de Estado e a honrar diversos outros compromissos.
Atualmente não há salários em atraso, os doente internados em Simão Mendes têm garantido refeições essenciais, foi reforçado o stock de medicamentos e muitas outras medidas estão em fase de construção.
Lamentavelmente, durante esses dias, assiste-se um crescendo de uma onda de desinformação e propaganda negativa que cruzam com boatos e insultos, de gentes a mando da liderança do PAIGC, fomentando o caos e tentando vender imagem de uma Guiné-Bissau de desordem, perseguições, torturas e por ai adiante.
NB/ Agentes de policia de ordem pública só deslocaram a residência e locais de refugio dos ex-membros do Governo de Aristides Gomes, porque na verdade alguns deles queriam apossar das viaturas de função.
#JuntosVamosVencerCovid
O futuro é hoje
APU-PDGB
Pela Paz,Unidade Nacional e Desenvolvimento
APU-PDGB-Oficial
O país está e vive em caos total. Com instituições do Estado sem mecanismos legais de funcionamento. Todos os mecanismos bloqueados pelos IMPOSTORES, GOLPISTAS, USURPADORES DO PODER, KADJOFOS DO INFERNO e tudo mais, válido e indo neste sentido. Os mecanismos Ad-hoc ilegais criados em paralelo funcionam sem regras, sob aterrorização das pessoas e em improviso, à toa. Os culpados hão de pagar por isso, chegada a hora.
ResponderEliminarObrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarPS.:
ResponderEliminarÀ atenção de Sr. Gestor do FALADEPAPAGAIO
Existe uma “DECLARAÇÃO DE HONRA” de todos os 53 Deputados da Coligação da Maioria Parlamentar da atual X Legislatura. Não prive seus leitores da info sobre este ato político muito significativo no atual xadrez da vida política nacional do nosso país. É um facto. Não uma mentira. Se existe, tal como é o caso, qualquer analista e bem avisado deve saber da tal ocorrência. Eu a registei existência no seu par, o blog “Ditadura e Consenso”. Boa pesquisa.
Sr.A.Keita, aquilo é só um papel feito e assinado pelo bandido do CANCAN, O que se sabe muitos dos deputados estão foragidos como o caso do bandido Mor Domingos Simões Pereira, como pode ele assinar um documento em março uma vez foragido em fevereiro? Quando foi convocada a reunião para tal?
EliminarMentira ,mentira e mentira!
Já se sentem envergonhados da ma gestão que fizeram durante toda a vossa excelência e agora os homens comprometidos com a Pátria a dar locações da governação .
Vocês serão esquecidos pra SEMPRE.