terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Guiné-Bissau. Candidatos às presidenciais desejam bom Natal e Ano Novo

Os candidatos à segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló, desejaram um bom Natal e um próspero Ano Novo aos guineenses na reta final da campanha para a eleição de dia 29.


"Desejo paz e fraternidade e que as famílias guineenses se voltem a reencontrar fora das divisões que temos conhecido e dos conflitos e das crises e sermos capazes de celebrar aquilo que nos identifica enquanto guineenses e acreditar que o ano de 2020 vai ser o início da construção de uma nova Guiné-Bissau. Paz para todas as famílias", afirmou Domingos Simões Pereira, candidato apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Domingos Simões Pereira falava aos jornalistas na quinta-feira em Gabu, no leste do país a cerca de 190 quilómetros de Bissau, uma das regiões do país, onde perdeu para o seu adversário Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15).

"Não há terreno adversário para mim, todo o território nacional é parte da nossa soberania e, portanto, eu venho falar ao povo e eleitorado guineense e sinto-me em casa. Eu estou na praça de Gabu a receber este calor humano", afirmou entre os seus apoiantes.

Na quinta-feira, a cidade de Gabú foi também palco de um comício de Umaro Sissoco Embaló, realizado no antigo aeródromo da cidade.

"Um bom Natal e um Ano Novo Próspero já como o general do povo (como é chamado pelos apoiantes) como Presidente da República da Guiné-Bissau", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O candidato mostrou-se otimista com a sua eleição na segunda volta, afirmando que os milhares de pessoas presentes no seu comício mostravam a "força da coligação", que fez com os terceiro, quatro e quinto candidatos mais votados na primeira volta das eleições presidenciais, realizada em 24 de novembro.

"A força da verdade está comigo. A política não se faz com mentiras ou com ambições escondidas nós lutamos sempre por este país que nunca será posto na penhora e à venda", disse.

Domingos Simões Pereira, católico, e Umaro Sissoco Embaló, muçulmano, refletem a diversidade cultural e religiosa da Guiné-Bissau, país com pouco mais de 1,5 milhões de habitantes.

Dados indicam que existem 45,1% de muçulmanos, 22,1% de cristãos e 14% de animistas.

O país é um dos que assinala oficialmente feriados muçulmanos e católicos, num respeito pela fé da população.

Mais de 760.000 guineenses são chamados às urnas no domingo para escolher entre Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló o próximo Presidente da Guiné-Bissau.

Apesar da festa de Natal, os candidatos prosseguem hoje com a campanha eleitoral nas regiões de Oio e de Bafatá.

NAOM

LA CEDEO REJETTE LA MONNAIE ECO SOUS TUTELLE DE LA FRANCE


A la lecture du communiqué final du 56e sommet, on constate un cinglant démenti après la comédie d’Abidjan: La Cedeao ne se laisse pas berner et refuse que la dénomination «eco» soit kidnappée par le duo Macron-Ouattara au nom de la zone Uemoa.

Pour l’instant, comme je le disais avant l’arrivée de Macron à Babi: le franc cfa reste le franc cfa. A l’instar de la ministre des finances nigeriane, je suis convaincue que l’eco ne verra pas le jour en 2020.


On a pris un vélo blanc, on l’a repeint en bleu en l’appelant bicyclette, pensant calmer les aspirations profondes au changement des populations de la zone. Le tour de passe-passe a échoué, rien n’a vraiment bougé.

Nous n’accepterons jamais que 4 zigotos comme Macron, Lemaire, Ouattara et Wadagni décident quoi que ce soit sur cette question de souveraineté sans consulter les peuples concernés.

Le cirque d’Abidjan nous a cependant prouvé quelque chose: l’hydre est touchée. Nos coups de boutoir et nos piqures font mal. David est en train de faire tomber Goliath. Les petites abeilles rendent fous le roi de la France-à-fric et sa cour.


Il faut continuer et redoubler d’ardeur. Être stratèges, courageux, coriaces et surtout solidaires. De la même façon que Ouattara s’est transformé en serpillère pour accueillir son maître Macron, de la même façon c’est d’Abidjan que s’élèvera la voix qui concrétisera la rupture complète avec cette monnaie coloniale et tout le système qu’elle entretient et irrigue

Source: Nathalie Yamb

jeminformetv.com

FELIZ NATAL - MAY YOUR CHRISTMAS SPARKLE WITH MOMENTS OF LOVE, LAUGHTER AND GOODWILL. AND MAY THE YEAR AHEAD BE FULL OF CONTENTMENT AND JOY. HAVE A MERRY CHRISTMAS AND WE LOOK FORWARD TO SEEING YOU IN 2020


VERGONHA DO ANO


O LIDERZINHO VAZIO DO PAIGC COM LACAIOS DELE SOMAM E SEGUEM MAZÉ VERGONHA, O COMICIO POPULAR DO TIO ARMANDO MANGO TOKI KAÚ DI FINKA KATEN DJINTIS MANGADEL KKKKKKK TIO ARMANDO MANGO PASSOU PIOR VERGONHA NA VIDA DELE, ISSO É PARA GENTES VEREM QUE, ESTES TRAÍDORES CONSEGUIRAM SE ELEIGIR DEPUTADOS GRAÇAS A NUNO NA BIAN, SINAL DE QUE SEM NUNO NO APU, NINGUEM É NINGUEM NO APU E SEM NUNO NO APU O APU DEIXARÁ DE SER APU, TIO ARMANDO MANGO SE TINHAS VERGONHA NA CARA ÍAS SE METER DEBAIXO DA TUA CAMA E DESPEDIR DA POLITICA DUMA VEZ PARA SEMPRE SEU TRAÍDOR...UM LIDER COMO TU NUM COMICIO POPULAR COMO ESSE NEM CONSEGUES MOBLIZAR 8 PESSOAS, AINDA SE JULGAS DO HOMEM QUE PODE DESAFIAR NUNO NA BIAN??...


... SI FALADU HOMIS KA MANCIA, I PAKA KIL FRAKUS RAIBA, MA I SIBIDU KUMA HOMIS MANCIA ... SISSOCO EMBALÓ I MINDJOR!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
... SALVAR A GUINÉ-BISSAU É VOTAR NO SISSOCO EMBALÓ ...

..... ESTAMOS A TRABALHAR .....

Amadu Ula Embaló

Uma pequena aula sobre governação e liderança 🙌🏾🇬🇼🙌🏾


Dara Fonseca Ramos
SO Sabi

Campanha eleitoral 2ª volta: SISSOCO EMBALÓ PEDE VOTOS E PROMETE CONSTRUIR HOSPITAL DE REFERÊNCIA NA CIDADE DE GABU


O Candidato do Movimento Para a Alternância Democrática  (MADEM-G15) às eleições presidenciais, Úmaro Sissoco Embaló, pediu os eleitores de Gabú que votem massivamente nele e prometeu construir um hospitar de referência naquela região leste do país que será batizado com nome de “Eme Afonso Vieira”.


Embalo fez esta promessa no comício popular realizado em Gabú, esta segunda-feira, 23 de dezembro de 2019. O candidato do MADEM apoiado igualmente pelos renovadores (PRS) e por líder de APU-PDGB, Carlos Gomes Júnior, candidato independente derrotado na primeira volta, deslocou-se hoje para a região de Gabú na caça ao voto. 


Na sua intervenção no comício, garantiu trabalhar afincadamente para mudar a Guiné-Bissau dentro de três anos do seu mandato, caso for eleito no escrutínio de 29 de dezembro. E acrescentou ainda que já existe o dinheiro disponivel para os projetos do desenvolvimento do país. Reafirmou o seu engajamento na luta sem trégua ao tráfico de droga. E acusou ainda na ocasião o Primeiro-ministro, Aristides Gomes e o candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, de cortar a retransmissão de televisão em Gabú.

“Sou único candidato que reúne condições necessárias e capaz de unir os guineenses. O meu adversário político nesta corrida eleitoral, não pode gerir o seu partido [PAIGC], muito menos poderá gerir a nação guineense”, rematou.


Por: Carolina Djemé

Texto: OdemocrataGB

Campanha eleitoral 2ª volta: SIMÕES PEREIRA PROMETE CONSTRUIR CAMINHO-DE-FERRO QUE VAI LIGAR GABÚ A SUB-REGIÃO

O candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGa), Domingos Simões Pereira, prometeu, em parceria com o executivo guineense, construir o caminho-de-ferro que fará a ligação entre a região de Gabú e o resto da sub-região bem como construir indústrias para transformação local dos recursos naturais.

Domingos Simões Pereira falava num comício popular na cidade de Gabu, leste da Guiné-Bissau, tendo assegurado ainda que dedicará, em colaboração com o governo, todos os dias do seu mandato não só na afirmação das mulheres como também na busca de soluções para as grandes questões que as mulheres guineenses enfrentam no seu dia a dia como preocupações. Afirmou ainda na sua intervenção no comício que caso for eleito Presidente da República no  domingo, 29 de dezembro, o seu próximo desafio será o de  combater a pobreza social e dar resposta às questões sociais e resolver problemas das camadas sociais mais desfavorecidas (profissionais da educação e tecnicos de saude) da função pública, através de um contrato social para que possam ganhar a dignidade necessária e, consequentemente, transformar os seus setores de atuaçao em áreas mais produtivas do país.

O também presidente do PAIGC referiu que caso seja eleito no dia 29 de dezembro, sucesso de qualquer guineense será sucesso de todos os guineenses. E sublinhou, no entanto, que colocá-lo no poder significará dar poder ao povo e que os jovens guineenses terão a oportunidade de olhar o futuro e amanhã com muita confiança. 

Para Simões Pereira, o povo tem que estar a altura de celebrar aquilo que é ponto de união entre todos os guineenses. Garante neste sentido que, enquanto Presidente da República, não concorrerá contra o sonho da juventude, mulheres ou desenvolvimento, mas sim, promoverá todas as forças vivas da nação no desenvolvimento do país.

“Construir uma nação guineense mais sólida será a resposta mais adequada para todos aqueles que se julgam ser possível desenvolver a Guiné-Bissau.
No entanto, deixou um recado ao Movimento para Alternancia Democrática (MADEM-G15) de que com a sua eleição a venda de bolsas para a perigrinação à cidade santa de Meca não terá lugar mais na Guiné-Bissau.

Assegurou neste sentido que trabalhará de mãos dadas com o governo para colocar à disposição do país três biliões  de dólares americanos, não um bilião conseguido na mesa redonda de Bruxelas. Disse ter recebido garantias dos guineenses no exterior que já manifestaram o seu interesse em trabalhar com ele para mobilizar fundos para desenvolver a Guiné-Bissau.

Outra aposta referenciada no seu comício “é acabar com mortalidade materna e infantil, construir na cidade de Gabú fábricas de descasque do arroz e caminho de ferro que fará ligação entre Gabu e o resto da sub-tegião, bem como construir indústrias para transformação local dos nossos recursos naturais”.

Segundo Domingos Simões Pereira,  para que tal aconteça será necessário escolher no dia 29 de dezembro o Presidente da República que não deixará o país em más lençois no exterior.

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB 

HOME DI ESTRADA DI FERRO KKKKK


Por Escritor Marcelo Aratum

Pulítiko mas praparado di Guiné-Bissau kkkk fala kuma si ganha eleiçon, ina manda kumpo ESTRADA DI FERRO a nível nacional pá TOCA TOCAS pude circula ku maior facilidade KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bô disculpam RISO DI DUR

Kuma ku idiotas kana tchiu trás dés home? És home ilude guineenses mal muito mal.

Na qualker parte di mundo, ku bo miste idiotiza população, bu ta pagal karo. Má na Guiné-Bissau i akontrário PEDJACÊ TOMADO SUMA UMA INSTITUIÇON RELIGIOSA, REGIDO PÁ FÉ.

Nho Dominguinho, tchiga dê mais um bokado di me, aproxima, djubin dê na udjo NA TUDO PAÍS KU TENÉ ESTRADA DI FERRO, I ORA KU PURBULEMA BÁSIKO DI KIL PAÍS RESOLVIDO.

1. Nho Dominguinho, até aós bu ka konsigue paga pursores, MESMO ASSIM, BUNA MANDA KUMPO ESTRADA DI FERRO A NÍVEL NACIONAL.

2. Nho Dominguinho até aós na kada 100 krianças ku padido na Guiné-Bissau apenas 1% ku ta sobrevive, MESMO ASSIM, BUNA MANDA KUMPO ESTRADA DI FERRO A NÍVEL NACIONAL

3. Nho Dominguinho, até aós na pleno sékulo XXI capital di um país tené dificuldade enorme di iluminação MESMO ASSIM, BUNA MANDA KUMPO ESTRADA DI FERRO A NÍVEL NACIONAL

4. Nho Dominguinho, até aós jovens sin iskola, pursores sin salários MESMO ASSIM, BUNA MANDA KUMPO ESTRADA DI FERRO A NÍVEL NACIONAL

5. Nho Dominguinho, até aós, capital di um país parse son tchiquero di purko MESMO ASSIM, BUNA MANDA KUMPO ESTRADA DI FERRO A NÍVEL NACIONAL

Anho tené nuçon di manda transporta di estrangeiro pa Guiné um metro só um metro di ferro? Nin n'kana fala di kompra, mon di obra, sobretudo, di engenheiros e mais utros despesas.

Na bardadi, nho Dominguinho, si bô ka transforma ba paigc como uma INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, nin um guineense na deposita mas konfiança na bôs.

Kanto promessas mirabolantes di bôs ku certos guineenses akredita piamente? Nink aós ku bô fala kuma KABALO TÁ BOTA OVO, certos guineenses fanátikos na akredita sin purbulema.

Nho Dominguinho, kom certeza bo pirde dja ku números di promessas ku bo fasse Guineenses MESMO ASSIM, LÁ VAI 10 MESES SIM FUNCIONÁRIOS RICIBE UM CENTAVO PA PUDE KOMEMORA SÉ FESTA.

Kin ku garantin di kuma és mesmos funcionários kana vota na bô?

DI GUINÉ I DI GUINÉ SON

Por Escritor Marcelo Aratum

Gaitu Balde

BISSAU: A ÚLTIMA HOMENAGEM A PADRE DOMINGOS DA FONSECA

A cerimônia fúnebre do padre guineense Domingos da Fonseca, no Sé Catedral em Bissau.

Fonseca morreu na quinta-feira passada no Ziguinchor, Senegal, devido a doença segundo a igreja católica da Guiné-Bissau.

Igualmente presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional para a Reconciliação e Desenvolvimento do país, Fonseca era vigário geral da diocese de Bafatá e pároco da paróquia de Bambadinca.


Alison Cabral

OPERAÇÃO TURBADA: Deus na céu Botche na Bafata Umaro Sissoco Embalo na Gabu Braima Camara na sul de país, DSP bu está dja Controlado pá tudu parte de no país, mindjor bu ivita antis de resultado de dia 29 sai na urna ki lá e borgonha mas garande pá bó disna ki bu toma partido padjecistas ka panha pé de paradeiro de se partido.

BAFATA - Bairro polícia

BAIRRO PISTA. BAFATA PASSEATA

BAFATA AO RUBRO. PASSEATA BAIRRO 4



Junior Gagigo Papa Jomav

Jones De Pina ALI DR.FLORAS CUBU FALA INA APOIA DSP. BU PENSA ESSI KI ALGUNS VENDIDOS DI PRS KU BAI APOIA NHU DSP.



OBRIGADO DR.FLORAS

Por Gaitu Balde