Aristides Gomes falava aos jornalistas à saída de uma reunião de concertação da nova data com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá.
"Já há uma nova data. Será em 15 de outubro. Nós vamos discutir e aprovar o programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado", declarou o primeiro-ministro guineense.
Aristides Gomes observou existirem "melhores condições" para que o parlamento aprecie os dois instrumentos, através de um "debate aprofundado".
O debate do programa de Governo guineense tem estado envolvido em polémicas entre as bancadas parlamentares.
Na quinta-feira, o presidente do parlamento e os partidos da oposição ao Governo, Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) e Partido da Renovação Social (PRS) e alguns deputados da Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que integra a coligação governamental, participaram numa sessão plenária, que decorreu numa unidade hoteleira, em Bissau, para dar início à discussão do programa do Governo, na ausência do primeiro-ministro e do partido maioritário, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Dias depois, o PAIGC contestou a reunião, que considera ter sido convocada de forma ilegal.
Conosaba/Lusa
O Aristides Gomes é pior inimigo da guine Bissau, esta sua programação esta em sintonia com o anuncio das candidaturas as eleições pelo supremo tribunal da justiça, aquando a candidatura do JOMAV é aprovada, que possa justiçar mesmo que o governo cai, JOMAV ja não poderia assinar qualquer documento, isso para levar o pais mais numa enclave e castigar o povo guineense, este constitua assim um crime organizado que para abater o Pais nos imagináveis profundidades Basta Basta crime organizado pelo Governo guineense, em vez de combater não estão a cometer
ResponderEliminarCerto
EliminarNha ermon stanan suma bu sucundi ba nundé ku é na reuni nel.
EliminarÉ exatamente o que estão planeando só que este cálculo não saiu da cabeça cheia de álcool de Aristides mas sim, do embaixador Tulu e Nabu, Dinguinho e o Leão grande
Só pra constatar agora querem o JOMAV como candidato eles que antes exigiam que o tribunal não aprovasse a sua candidatura.
A oposição neste caso Madem-g15,Prs e Apu-Pdgb têm que abrir os olhos e deixar de nós intoxicar com as notas de imprensa e passar a ação, quero dizer que comecem com as manifestações públicas porque são a maioria e não aceitar que haja eleições com este governo de bandidos.
O supremo chef de crime organizado é o teu próprio presidente, o psicopata, vulgo JOMAV.
ResponderEliminarA meu ver, esse adiamento da data para o dia 15 de Outubro do corrente é muito bem-vindo e porque será benéfico ao País. Por ser sábia, legal e inteiramente no interesse do país. Isso porque oferece o tempo necessário ao esclarecimento do seguinte presente problema sério e/ou ainda em incubação. Esclarecimento fundamental da importância nacional e além.
ResponderEliminarEvidentemente, com vista à apresentação, o debate e a votação do Programa de Governo e do Orçamento Geral de Estado, e; tendo em conta o Acordo Político agora assinado neste presente mês de Setembro, entre o Partido APU-PDGB e o PRS; ainda continua ou não, este primeiro Partido, na e com a sua firme determinação antes assumida em Março deste ano, aquando da assinatura do Acordo de Coligação da Incidência Parlamentar, de manter e sustentar as condições de boa governabilidade do país, pelo Governo do atual Bloco dos Partidos da Coligação PAIGC/PND/UM (ele mesmo, APU-PDGB incluído), durante e no decorrer de todo o período dos 4 anos da duração da iniciante presente X Legislatura; do início até ao fim?
Ainda continua ou não, o APU-PDGB, com e nessa sua firme determinação de então?
(1) se sim, qual será a orientação do voto, da sua atual Direção Superior para a sua Bancada Parlamentar na votação do Programa de Governo e do Orçamento Geral de Estado, no dia 15 de Outubro de 2019?
(2) ou seja, se não, qual será neste outro caso, a sua orientação de voto?
Mais uma vez, o período dos 19 dias estabelecido hoje, oferece o tempo necessário suficiente, espero, à criação da transparência indispensável neste assunto pelo APU-PDGB; pela resposta a estas simples perguntas; ao esclarecimento da opinião pública nacional e internacional, para a tranquilização da situação política geral no país e de toda nossa gente do Povo e dos seus verdadeiros amigos de fora.
E à notar: no sentido do respeito irrestrito e da aplicação escrupulosa das Leis da República, a exigência da resposta a estas perguntas é um dever da atual Direção Superior do APU-PDGB, na pessoa do seu Líder, Sr. Nuno Gomes Nabiam, para com este país e não um direito.
Obrigado.
Pela honestidade intelectual, infalível...
Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Senhor A.Keita a vossa posição ante-democrática vai levar mais uma vez o país em situações que ninguém deseja.
EliminarMeu caro, Ilustre Sr. Có. Onde está seus elementos de argumentação em relação a este meu "post" cá postado mais em cima, podendo suster esta sua afirmação de antidemocrático? Nenhuns.
EliminarPois é, assim sendo, que Senhor saiba. Afirmar só por afirmar é simples desabafo. Por exemplo, Senhor Có podia dizer, 'eh, Senhor A. Keita, vocês é muito cumprido ou muito curto', pronto. Simples desabafo. Nada a ver com elemento nenhum do meu texto postado mais em cima. Eis, agindo assim, não há e não haverá debate nenhum.
Não, o que o nosso país, a Guiné-Bissau, precisa nestes tempos, mesmo que estejamos de opiniões diferentes, meu caro Ilustre Sr. Có, é debate democrático sério. E não simples desabafos sem referência em nada colocado no debate.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Não vale apena tentar acordar quem finge estar dormindi
EliminarArgumentos!, meu caro Ilustre Sr. Có. Argumentos. E não, como já por mim registado noutro “post”, desabafos, ou como esse seu novo/velho jeito procedido cá agora, de recurso, totalmente, fora do contexto de enunciação, a um velho ditado popular de “Não vale apena tentar acordar quem finge estar dormindi”.
EliminarNão! Isso não lhe permite e nem lhe permitirá de se safar aqui. E que o saibas, um conselho bem sério para si, parafraseando o grande Douto da humanidade S. Exa. Sr. Gandhi, já que se quer os ditados: ‘a repetição, mil-e-umas vezes do seu erro de se furtar aos debates democráticos sérios, pela via de uns desabafos, repetições de ditados e não sei o quê mais, nunca converterá esse seu jeito em verdades, só porque vocês nisso acredita’. Não. Por isso, mude para o certo e correto! Mude esse seu erro.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Que palhaçada é essa ??!! O PM vai arrastar a apresentação do programa do governo até as eleições Presidências?!!! Que absurdos, bandos de ladrões PAIGC
ResponderEliminar