quinta-feira, 16 de agosto de 2018

1276 GUINEENSES VIAJAM PARA PEREGRINAÇÃO A MECA


Cerca de 1276 muçulmanos da Guiné-Bissau viajam a partir desta quinta-feira (16.08), para participarem na peregrinação islâmica a Meca, dentre eles, alguns foram apoiados pelo Chefe de Estado, José Mário Vaz e o Executivo liderado por Aristides Gomes.

A informação foi transmitida a imprensa quarta-feira (15.08), em Bissau, pelo alto-comissário nacional da peregrinação, de regresso ao país, depois da sua estada no Senegal para ultimar a viagem dos peregrinos na embaixada de Arábia Saudita.

Em conferência de imprensa na sede da organização, Botché Candé, realçou o trabalho desenvolvido pela sua equipa para permitir a deslocação dos muçulmanos guineenses á cidade de Meca, incluindo a Presidência da República e o Executivo guineense.

“O trabalho não foi só meu, mas de todos os membros que fazem parte desta organização, por isso, só tenho a agradecer o esforço de todos, incluindo o próprio Presidente da República e o Executivo pelos seus apoios para permitir a deslocação dos nossos irmãos”, referiu Candé.

Visivelmente satisfeito com a deslocação dos peregrinos, Candé, que é ministro conselheiro do chefe de estado, José Mário Vaz para área de segurança interna e externa, pediu unidade e fraternidade entre os cidadãos guineenses, nomeadamente entre os muçulmanos e as restantes religiões existentes no país neste momento sagrado para comunidade muçulmana.

Segundo a indicação do alto Comissariado para a peregrinação, o primeiro voo desta quinta-feira a tarde, parte com cerca 247 peregrinos com destino a cidade sagrada de Meca. No segundo voo já na sexta-feira,  240 peregrinos, deixará o país por volta de 10h00 de manhã, e o último voo que será no sábado, com 240 peregrinos abordo deixará o aeroporto Osvaldo Vieira por volta das 12h30.

As informações disponíveis indicam que o Executivo e a Presidência da República disponibilizaram 150 bolsas, a Indonésia 500 bolsas, Arábia Saudita também 500 bolsas e agência Koweit 17 bolsas, para dar aos peregrinos mais carenciados.

A peregrinação é o quinto pilar da religião islâmica e deve ser feita pelo menos uma vez na vida por todos os muçulmanos adultos. Anualmente, mais de dois milhões de muçulmanos fazem a peregrinação á Meca, segundo os dados disponíveis.

Meca é uma cidade santa, a mais sagrada do islão situada na Arábia Saudita.

Por: Alison Cabral

radiojovem.info

Sem comentários:

Enviar um comentário