sexta-feira, 27 de abril de 2018
MULHERES DECEPCIONADAS COM QUOTA NO ACTUAL GOVERNO
As mulheres de diferentes organizações guineenses manifestaram-se indignadas face ao “baixo” número de mulheres representadas no actual governo. As indignações foram ouvidas, esta sexta-feira (27), em Bissau, durante uma conferência de imprensa
Elisa Pinto, presidente da Rede da Paz e Segurança das Mulheres no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), pede a participação de mais mulheres no governo.
“Este governo foi formado por homens que dominam os partidos políticos e escolheram os seus companheiros para o governo. Esqueceram das mulheres que estão a seu lado. Temos um governo que está a ser acarinhada para poder chegar às eleições mas mesmo assim já têm confusão entre si”, critica.
As mulheres condenam o facto de o primeiro-ministro acumular a pasta da economia e finanças, por isso pede que a pasta seja desempenhada por uma mulher.
“Não concordamos e condenamos a decisão. Como é possível o primeiro-ministro acumular a pasta de ministério das finanças com o seu com o seu trabalho de fiscalizador de outros ministérios”, questionam.
“Já agora que seja entregue a pasta de ministério das fianças às mulheres. Todo os partidos representados no governo que têm mulheres que entreguem a pasta às mulheres”, exigem.
A presidente da Rede da Paz e Segurança das Mulheres no espaço da CEDEAO reconhece que as mulheres estiveram a desempenhar papéis importantes durante o perdido de transição (2012 -2014) até o período eleitoral.
“Na resolução deste conflito com toda força e na reconciliação dos desavindos com promoção de espaços de diálogo entre os partidos políticos as mulheres conversaram com os partidos que estiveram de costas viradas. Então só naqueles momentos é que deve ser valorizada a competência e capacidade das mulheres”, interroga Elisa que pede que sejam colocadas onde devem estar.
“Não vamos desistir”, reafirma.
O novo governo conta com 26 pastas sendo 18 ministérios e 8 secretarias de Estado. Participam no elenco 5 mulheres sendo três (03) ministras e duas (02) secretárias de Estado.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes
radiosolmansi
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário