sexta-feira, 23 de junho de 2017

Simões Pereira: “BACIRO É MILITANTE DO PAIGC, NÃO É TERCEIRO VICE-PRESIDENTE DO PAIGC PORQUE FOI EXPULSO”

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira afirmou hoje, 22 de junho 2017, que Baciro Dja é militante do PAIGC, mais não é terceiro vice-presidente do PAIGC porque foi expulso e agora readmitido de acordo com as disposições das normas do partido. Simões Pereira que falava à imprensa depois da abertura da primeira Convenção Nacional do partido, confirmou que Baciro Dja submeteu um documento ao partido e que está a receber o tratamento do Conselho Nacional de Jurisdição, mas insistiu que Baciro Dja participou no encontro na qualidade de convidado da direção.

O ato de abertura foi testemunhada por representantes das organizações internacionais bem como líderes de algumas formações políticas.

Simões Pereira assegurou na sua declaração à imprensa que a Convenção Nacional, na qual participam 600 delegados provenientes de diferentes regiões, não é para reforçar o poder ao Presidente do partido, mas sim tornar o estatuto do PAIGC mais coerente e exequível.


“Na convenção não se faz a revisão do estatuto, mas sim é um órgão de consulta e orientação do partido que tem como missão ouvir os dirigentes e militantes do partido para fazer propostas, portanto aquilo que vai ser retido, será submetido ao Comité Central, sendo órgão competente para adotar as propostas para levar ao congresso”, informou.

Solicitado para se pronunciar sobre as críticas avançadas em como a convenção visa balizar algumas situações internas e consolidar a sua liderança, Pereira respondeu que se servir para isso será bom. Contudo, explicou que a convenção não tem esses objetivos, porque é um órgão de consulta e orientação de partidos, por isso todos os membros do Comité Central têm assento na Convenção e há outros elementos que foram identificados e escolhidos.

“Vamos anotar todas as opiniões e todas as propostas que foram apresentadas e argumentadas. Com base nestas argumentações e propostas, nós vamos levar posições já trabalhadas para o comité central. O Comité Central é que pode adotar essas recomendações para levar ao congresso. É que não faz sentido no mundo em que vivemos, o PAIGC continuar a ter congresso de 12, 13, 14 e 20 dias. Porquê? Porque nós queremos discutir tudo no congresso”, contou. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA
OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário