23 de junho de 2017

Estados Unidos suspendem importação de carne fresca brasileira

Onze por cento da carne brasileira não passou em testes de qualidade


O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira, 22, a suspensão da importação de todas as carnes frescas provenientes do Brasil.

A suspensão ocorre após a carne brasileira ter obtido resultados negativos nos testes de qualidade nos Estados Unidos.

Em comunicado, o Departamento de Agricultura informou que tem testado 100 por cento da carne brasileira que entra nos Estados Unidos e deque 11 por cento dos produtos foram rejeitados.

"Esse resultado está substancialmente acima da taxa de rejeição de 1 por cento das entregas vindas do resto do mundo", revelou a nota.

Exigência de medidas

Desde que o regime de fiscalização foi ampliado, os fiscais americanos recusaram a entrada de 106 lotes de carne brasileira, que levavam cerca de 860 toneladas de produto.

"Apesar do comércio internacional ser uma parte importante do nosso Departamento, e o Brasil é um dos nossos parceiros, minha prioridade é proteger os consumidores americanos. É isso que fazemos suspendendo a importação de carne fresca do Brasil", disse o secretário americano, em comunicado.

A suspensão estará em vigor "até que o Ministério de Agricultura do Brasil adopte medidas correctivas que os Estados Unidos considerem satisfatórias".

Refira-se que os Estados Unidos não estão na lista dos principais compradores da carne bovina brasileira.

Em 2016, os americanos importaram 3,35 milhões de dólares de carne bovina congelada, resfriada e fresca, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

A nível mundial, Brasil somou mais de 4,3 mil milhões de dólares em exportações de carne no ano passado.

O maior importador é Hong Kong, que comprou 718 milhões de dólares de carne bovina resfrigada, congelada e fresca do Brasil.

Operação Carne Fraca

Os Estados Unidos intensificaram os testes à carne brasileira em Março, após a Polícia Federal do Brasil deflagrar a operação Carne Fraca, que investigou irregularidades em frigoríficos brasileiros.

Após o escândalo, diversos países impuseram medidas restritivas à carne brasileira, como a suspensão de importações e o aumento dos testes de qualidade.

VOA

Sem comentários:

Enviar um comentário