As ONG`s Plil Alil (Pecixe Sabi) e LVIA lançaram este fim-de-semana (8 de Abril) na ilha de Pecixe, a pedra para a construção da rampa que facilita a travessia para a ilha com o apoio financeiro da União Europeia.
A construção da obra que custou quase 700 mil euros e que terá início daqui a três semanas vem na sequência do naufrágio verificado em 2008 naquela ilha.
Na ocasião, o embaixador da união Europeia no país Vítor Madeira dos Santos afirmou que a sua organização vai colocar uma jangada de travessia para a ilha evitando assim possíveis acidentes. “ Esta é apenas uma primeira parte porque continuaremos com a reabilitação da bolanha e com a aquisição de uma jangada. Para isso tudo exequível e viável é necessário a colaboração empenhada da população”, tendo sublinhado que se levaram por diante a aquisição da jangada, é necessário que tenha uma manutenção adequada para assegurar que este serviço de transporte público seja uma realidade por muitos anos.
Entretanto, o deputado da secção de Pecixe Mário Saieg sublinha que o projecto vai financiar ainda um centro social na ilha.
«Mais de 700 mil euros foi financiado para a construção de três coisas entre as quais duas rampas, recuperação da bolanha e um centro social. Para nós filho da ilha o mais importante é a aquisição de uma jangada que vai facilitar muito a travessia á ilha», explica.
O representante da ONG Plil Alil Júlio Alves explicou que para além da construção de rampas, a sua organização já construiu latrinas em cada tabanca do Pecixe.
De referir que no quadro desta actividade foi realizada um torneio de futebol que foi possível graças a oferta de bolas feito por um descendente da Ilha Ezequiel da Silva.
Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi
Sem comentários:
Enviar um comentário