quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Os Estados Unidos de Trump. Sim, ele conseguiu

O homem que construiu a sua própria torre em Nova Iorque, a Trump Tower, tem mais uma propriedade a seu cargo: a Casa Branca.



Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos. Por entre polémicas, acusações e sondagens que quase sempre lhe foram desfavoráveis, a noite eleitoral nos Estados Unidos provou, no entanto, que havia uma ‘maioria silenciosa’: a mesma que fez de Donald Trump o sucessor de Barack Obama.

A cerca de duas semanas do final da campanha, Hillary Clinton surgia em vantagem em praticamente todas as sondagens. Essa vantagem diminuiu nos últimos dias. Mas o dia de ‘tudo ou nada’ foi diferente. A vitória de Trump mostra também, à imagem do que se viu com o Brexit, que as previsões dos analistas nem sempre se confirmam.

Se a noite começou com algum otimismo entre as hostes democratas, foram visíveis as caras de surpresa e as lágrimas de muitos apoiantes de Hillary, que não conseguiram conter as emoções quando se começou a perceber o que estava a acontecer. As sondagens que se provaram certeiras foram as feitas à ‘boca’ das urnas - as que deram vitória a Trump.

Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito por voto direto. Há colégios eleitorais e a regra para a grande maioria dos estados é a mesma: ‘the winner takes it all’, ou seja, quem ganha, ainda que seja por uma margem mínima, leva todos os votos do estado.

Com a madrugada a aproximar-se, as urnas já fechadas e os resultados a serem fechados, houve estados que ganharam particular destaque. Foi o caso do Michigan e do Wisconsin, mas também da Pensilvânia e do New Hampshire, onde a luta foi renhida até fim. O Wisconsin acabou por ser o estado que oficializou Trump como 45º presidente dos Estados Unidos.

Mas antes da reta final já a madrugada trazia do lado de lá do Atlântico algumas vitórias que não deixavam margem para dúvidas: Trump tinha todas as hipóteses de sair vencedor.

A vitória do republicano começou a ganhar forma quando foram chegando notícias de conquistas emblemáticas. Foi o caso da Florida, mas também do Ohio e do Iowa, de onde saiu vencedor e com as previsões reforçadas.

Já no final da contagem, chegaram os resultados dos estados em falta confirmando o final de uma longa campanha. O “Yes, we can” de Obama dá lugar ao “Make America Great Again”. Dia 20 de janeiro, Donald Trump assume o cargo de Presidente dos Estados Unidos. A partir daí estes serão os Estados Unidos de Trump.



Clinton já ligou a Trump a dar os parabéns pela vitória


A candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, ligou ao candidato republicano, Donald Trump, a dar os parabéns pela vitória nas eleições, noticiou hoje a CNN...Ler mais




Sem comentários:

Enviar um comentário