terça-feira, 11 de outubro de 2016

CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU: Protagonistas discutem em Conacri Governo inclusivo

CONACRI acolhe hoje uma Mesa Redonda sobre a crise política na vizinha Guiné-Bissau, um evento que marca o início das negociações para a formação do Governo inclusivo, no país lusófono.

Segundo o comunicado no final de um encontro na sexta-feira passada entre o Presidente da Guiné-Bissau e da Guiné-Conacri, José Mário Vaz e Alpha Conde, respectivamente, a mesa redonda de hoje vai incluir não só o Parlamento, o PAIGC, o PRS, o actual Governo e o grupo dos 15 dissidentes do PAIGC, mas também a sociedade civil e representantes de entidades religiosas.

Será o início da implementação do acordo político estabelecido a 10 de Setembro último, entre os protagonistas da crise política vigente na Guiné-Bissau, sob a mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Os Presidente Conde e o seu homólogo Vaz exortaram os protagonistas da crise política a participarem activamente no roteiro negocial para que os trabalhos sejam coroados de êxito.

O encontro de ambos, na sexta-feira, segundo o comunicado, constitui uma etapa decisiva no processo da implementação do acordo que visa pôr termo a longa crise política na Guiné-Bissau.

A iniciativa mediada pela CEDEAO vem na sequência do impasse político para a formação do Governo inclusivo que conduzirá, durante dois anos, as reformas da Constituição da República, da Lei Eleitoral, bem como a modernização das Forças militares e Policiais e os sectores da Justiça e da administração pública.

Modibó Touré, representante de Ban Ki-moon na Guiné Bissau, também participará das reuniões de Conacri. - RFI
jornalnoticias.co.mz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.