sábado, 29 de junho de 2013

Partido Socialista português felicita marcação das eleições

Lisboa - O Partido Socialista português (PS) felicitou hoje a marcação das eleições na Guiné-Bissau e considera que estão reunidas as condições para restaurar as relações formais com as autoridades guineenses interinas. 
 
Numa nota enviada à imprensa, o PS incita à contribuição de todas as forças políticas no restabelecimento da ordem constitucional, através da realização das eleições, e desejou que o processo eleitoral decorra de acordo com os padrões internacionais de igualdade e liberdade política. 

   
O Presidente da República de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, marcou as eleições gerais para 24 de Novembro, através de um decreto presidencial, depois de ouvidos os partidos políticos. 


A Guiné-Bissau vive um período de transição depois do golpe de Estado que a 12 de Abril de 2012 depôs  os governantes eleitos democraticamente.  
 
Em Maio do ano passado foi constituído um governo de transição para conduzir o país até às eleições, que deviam realizar-se no prazo de um ano.


Atrasos vários no processo levaram a que o período de transição fosse estendido até ao final deste ano. 
 
As representações na Guiné-Bissau da União Europeia e as Nações Unidas já afirmaram várias vezes que estão disponíveis para apoiar técnica e financeiramente a realização do escrutínio.




Sem comentários:

Enviar um comentário