domingo, 15 de junho de 2025

Teerão acusa Telavive de atacar Ministério da Defesa... A agência de notícias iraniana Tasnim afirmou que o Ministério da Defesa, em Teerão, foi alvo de bombardeamentos israelitas, no auge do conflito militar entre os dois países.

© Issam Rimawi/Anadolu via Getty Images    Lusa   14/06/2025

Segundo o meio de informação iraniano, o ataque causou danos ligeiros num dos edifícios do complexo ministerial. O Ministério da Defesa iraniano não comentou oficialmente as alegações até ao momento. 

Este novo episódio surge no contexto de uma escalada sem precedentes entre Israel e o Irão, que entraram formalmente em guerra na madrugada de sexta-feira, quando Telavive lançou uma ofensiva maciça contra instalações militares e nucleares em território iraniano.

A operação, conduzida por cerca de 200 aviões, visou mais de uma centena de alvos, sobretudo na capital, Teerão, e na central de enriquecimento de urânio de Natanz. De acordo com a diplomacia iraniana, os bombardeamentos provocaram pelo menos 78 mortos --- incluindo altos responsáveis militares e cientistas --- e centenas de feridos.

Em retaliação, o Irão lançou centenas de mísseis contra território israelita, atingindo várias cidades, incluindo Telavive, Jerusalém e a região de Haifa, no norte do país.

Segundo os serviços de emergência israelitas, pelo menos uma jovem na casa dos 20 anos morreu após o impacto de um projétil junto a uma habitação de dois andares na zona da Galileia Ocidental. A vítima foi retirada dos escombros já sem vida.

No mesmo incidente, outras sete pessoas ficaram feridas.

A quinta vaga de ataques iranianos foi registada hoje, com explosões e avistamentos de projéteis sobre a região costeira e o norte de Israel. As autoridades israelitas confirmaram danos em edifícios residenciais e ativaram os sistemas de emergência em várias localidades.

Entretanto, a Jordânia anunciou na noite de sábado o encerramento do seu espaço aéreo pela segunda vez desde o início do conflito, como medida de precaução face ao risco de mísseis ou drones atravessarem o seu território.


Sem comentários:

Enviar um comentário