© Getty Images Notícias ao Minuto 02/01/2025
Um polícia alcoolizado na Zâmbia, no sul de África, libertou 13 suspeitos para que pudessem sair e ir celebrar o Ano Novo.
A informação foi divulgada pelas autoridades locais, citadas pela BBC News, que indicam que o polícia Titus Phiri foi detido após a libertação dos prisioneiros na capital Lusaka. Antes ele já se tinha posto em fuga do local.
Todos os 13 fugitivos estavam acusados de crimes de assalto, roubo e furto e continuam por localizar.
Um porta-voz das autoridades, Rae Hamoonga disse que Titus Phiri estava "num estado de embriaguez, apreendeu à força as chaves da cela" de outro polícia - Serah Banda - na véspera do dia de Ano Novo.
"Posteriormente, o inspetor Phiri destrancou as celas tanto masculinas como femininas e instruiu os suspeitos a sair afirmando que eles estavam livres para celebrar o Ano Novo", afirmou ainda sublinhado que "dos 15 suspeitos em custódia, 13 escaparam".
Apesar de inusitado, o acontecimento não é novidade na localidade. Na véspera da passagem de ano, em 1997, o polémico juiz do Tribunal Superior, Kabazo Chanda, ordenou a libertação de 53 prisioneiros - alguns destes foram considerados perigosos pelas autoridades - porque estava irritado com o facto dos suspeitos terem sido presos em 1992, mas ainda não terem comparecido em tribunal.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.