© Shutterstock Lusa 04/01/2025
Foxconn associa-se à Nvidia para desenvolver robôs humanoides
A taiwanesa Hon Hai (Foxconn), a maior empresa de montagem de produtos eletrónicos do mundo, está a trabalhar com a norte-americana Nvidia para desenvolver robôs humanoides, informou este sábado a agência de notícias de Taiwan CNA.
A Foxconn está a adotar as tecnologias de 'software' e as plataformas de 'hardware' da Nvidia, para desenvolver robôs semelhantes aos humanos em Kaohsiung, cidade portuária no sul de Taiwan, disse o presidente da empresa taiwanesa Young Liu, de acordo com a CNA.
A Foxconn, que já introduziu robôs não humanoides em algumas das linhas de produção, com recurso às tecnologias da Nvidia, está a planear lançar robôs com forma humana noutros serviços, incluindo no setor da saúde, referiu Liu, sem fornecer mais detalhes.
A parceria entre a Foxconn e a Nvidia vem de longa data: a tecnológica taiwanesa é a principal fabricante dos servidores GB200 da empresa norte-americana, essenciais para o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial (IA).
Neste sentido, Liu avançou que as vendas da Foxconn vão ultrapassar os sete biliões de dólares taiwaneses (cerca de 206 mil milhões de euros) em 2025, acima dos 6,2 biliões (cerca de 182,7 mil milhões de euros) alcançados nos primeiros onze meses do ano passado, graças à forte procura global de aplicações de IA.
Fundada em 1974, a Foxconn é o maior fabricante mundial de produtos eletrónicos por contrato, com fábricas e centros de investigação nos Estados Unidos, China, Índia, Japão, Vietname, entre outros países.
Tal como outras tecnológicas, a Foxconn beneficiou nos últimos meses do otimismo em relação ao desenvolvimento da IA: as ações na bolsa de valores de Taiwan subiram 74% no último ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.