sábado, 11 de maio de 2024

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 - Secretariado Nacional: COMUNICADO

 
@Malafi Camara

Jose Carlos Macedo Monteiro lamenta a detenção do deputado da nação, Manuel Lopes, MANELINHO

Governo lamenta a detenção do deputado Manuel Lopes, MANELINHO, por alegado tráfico de drogas em Portugal. O Secretário de Estado da Ordem Pública, José Macedo Monteiro acusa que a drogra apreendida era para financiar ações que visam criar instabilidade na Guiné-Bissau, com património de alguns políticos.


Fonte:  Radio Voz Do Povo

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo, na Tchetchénia a convite do seu homologo Chefe da República da Tchetchénia, Ramzan Kadyrov.


  Presidência da República da Guiné-Bissau

África: Mais de 350 mil deslocados por inundações no leste de África

© James Wakibia/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Por Lusa  11/05/24
Mais de 350.000 pessoas tiveram de abandonar as suas casas desde meados de março devido às chuvas torrenciais e inundações no Quénia, Somália, Burundi e Tanzânia, anunciou hoje o organismo da ONU para esta área.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), as "fortes chuvas e inundações repentinas afetaram 848.773 pessoas, incluindo 350.155 deslocadas no Quénia, Somália, Burundi e Tanzânia".

Segundo os dados, o Quénia é o país mais afetado, com pelo menos 281.835 pessoas deslocadas, 267 mortos, 188 feridos e 75 desaparecidos.

A agência da ONU alertou que deverão persistir nos próximos dias fortes chuvas no Quénia, embora a sua intensidade deva diminuir, com base em previsões do Departamento Meteorológico do país.

Na Tanzânia, o OCHA espera que a chuva continue em algumas regiões.

Além da perda de vidas humanas, as fortes chuvas também afetaram os meios de subsistência da população e as infraestruturas dos países mencionados.

A ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou que o Governo queniano não agiu a tempo nem respondeu adequadamente às graves inundações, apesar das previsões meteorológicas que tinha em seu poder.

Este ano, a época alargada das chuvas que habitualmente vai desde março a maio o afeta todo o leste de África foi intensificada pelo fenómeno meteorológico El Niño, uma alteração atmosférica causada pelo aumento das temperaturas da água do Oceano Índico.


Leia Também: Cerca de um milhão de afetados por graves inundações na África Oriental  

Coordenador setorial do MADEM-15 no setor de Pitche anuncia apoio da estrutura do partido à Sissoco Embalo para segundo mandato

Por  Radio TV Bantaba

Coordenador de JUADEM explica sobre o acontecimento na sede do partido em Gabu.


 Radio TV Bantaba

O Ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, insurgiu-se contra aquilo que considera politização de classe sindical na Guiné-Bissau.

O governante falava na cerimónia de abertura do IV° Congresso Ordinário do Sindicato Nacional dos Funcionários Aduaneiros (SINFA).

Por: Mamadú Candé  Rádio Capital Fm   11.05.2024

Aviação: Hungria e Cabo Verde acordam sete frequências aéreas semanais

© shutterstock
Por Lusa   11/05/24 
As companhias aéreas da Hungria e de Cabo Verde vão poder operar até sete frequências por semana entre os dois países, segundo um acordo estabelecido, na sexta-feira, entre os dois países.

A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde anunciou que o acordo é válido "para qualquer tipo de aeronave e para as operações de passageiros e carga".

O entendimento surge depois de um encontro, na Praia, entre delegações das agências dos dois países, com o "objetivo comum de aumentar ainda mais a capacidade, de modo a refletir a procura crescente de serviços aéreos entre a Hungria e Cabo Verde", cujas capitais estão separadas por cerca de 5.300 quilómetros.

As infraestruturas aeroportuárias de Cabo Verde entraram em obras em abril (aeroportos do Sal, Praia, São Vicente e aeródromo do Maio) na sequência da concessão à multinacional Vinci, que pretende levar mais voos internacionais para o arquipélago.

A companhia europeia de baixo custo Easyjet anunciou na quarta-feira que vai começar a ligar a ilha do Sal e Portugal em outubro.

Em abril, durante a visita à Praia do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, o líder do Governo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse que o acordo aéreo entre os dois países vai ser revisto.

Os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde receberam um milhão de hóspedes em 2023, um novo recorde, em linha com a tendência de crescimento do setor que representa cerca de um quarto da riqueza anual produzida pelo arquipélago.

Entretanto, os voos domésticos continuam incertos: a empresa concessionária (Bestfly) fechou operações no arquipélago e a estatal Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) alugou aviões ao vizinho Senegal para manter as ligações, mas sem conseguir evitar cancelamentos recorrentes.

Na sexta-feira, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, pediu que as falhas sejam "corrigidas", remetendo para os próximos dias o anúncio de soluções.


A LGDH visita a localidade de Sancorla na seção de Gambiel, setor de Bambadinca.

Rádio Capital Fm   11.05.2024

Frente Popular promove conferência de imprensa, para falar da projectada manifestação marcada para o dia 18 de Maio.

 Rádio Capital Fm  11.05.2024

"Muito forte". Tempestade solar de rara intensidade já atingiu a Terra

© iStock
Por Lusa  11/05/24 
Uma tempestade solar de rara intensidade começou a afetar a Terra esta sexta-feira e pode causar perturbações nas redes elétricas e de comunicações, mas também impressionantes auroras boreais, alertaram as autoridades norte-americanas.

O Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA (SWPC, na sigla em inglês) emitiu um alerta de tempestade geomagnética de nível 4, numa escala de 5.

"Uma série de erupções de massa coronal, que são explosões de partículas energéticas e campos magnéticos do Sol, são direcionadas para a Terra", explicou Shawn Dahl, cientista deste centro associado à agência dos EUA para os Oceanos e a Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês).

A primeira destas explosões, "muito forte", chegou à Terra esta sexta-feira por volta das 17h30, hora de Lisboa, detalhou a agência.

"Poderão haver impactos nas infraestruturas", alertou Shawn Dahl, indicando que se trata de um evento "muito raro" que deverá persistir durante o fim de semana.

"Notificamos todos os operadores com quem trabalhamos, como satélite, comunicações e, claro, os operadores da rede elétrica na América do Norte", acrescentou.

O Sol está atualmente próximo do seu pico de atividade, de acordo com um ciclo que regressa a cada 11 anos.

Estas erupções de massa coronal - das quais pelo menos sete foram observadas direcionadas para a Terra - provêm de uma mancha solar com aproximadamente 16 vezes o diâmetro da Terra. O material expelido move-se a centenas de quilómetros por segundo.

Shawn Dahl recomendou que os residentes se equipassem com geradores, como acontece com qualquer outro aviso de tempestade.

Mas os operadores de eletricidade trabalharam durante dez anos para proteger melhor as suas redes, assegurou Rob Steenburgh, cientista do SWPC.

Os sinais de GPS também podem ser afetados, apontou, indicando ainda que a sua agência mantém contactos muito regulares com a NASA, o que garante a segurança dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), mais vulneráveis à radiação solar.

Também foi emitido um alerta de radiação, mas apenas de 1 numa escala de 5, não causando preocupação neste momento.

Em relação ao tráfego aéreo, a Agência Americana de Aviação Civil (FAA, na sigla em inglês) disse "não esperar consequências significativas".

No entanto, as tempestades geomagnéticas podem perturbar as ferramentas de navegação e as transmissões de rádio de alta frequência, explicou o regulador aéreo norte-americano, acrescentando que aconselhou as companhias aéreas e os pilotos a anteciparem possíveis perturbações.

A última vez que foi emitido um aviso de tempestade geomagnética de nível 4 foi em 2005. Este aviso precede o alerta, quando a tempestade é realmente observada.

O evento atual deverá ter uma magnitude completamente diferente, embora que ainda menor que a tempestade solar de 1859, a maior registada segundo a NASA.

Também conhecido como evento Carrington, correspondeu a um evento de nível 5 e interrompeu gravemente as comunicações telegráficas.

Este tipo de tempestade afeta particularmente as latitudes norte e sul, em torno dos polos, explicou à agência France-Presse (AFP) Mathew Owens, professor de física espacial da Universidade de Reading.

O evento deverá, portanto, gerar auroras boreais do norte e do sul, inclusive em regiões onde não são habituais.


Leia Também: Uma tempestade solar de rara intensidade, que começou a afetar a Terra esta sexta-feira e deverá continuar até domingo, causou impressionantes auroras boreais.  


Leia Também: Forte tempestade geomagnética pode atingir Terra este fim de semana  

Remedies naturais


  Drama Queenn

Nunca mais deite fora cascas de alho. Explicamos porquê (em cinco dicas)... Entre outras coisas, é um aliado nas limpezas.

© Shutterstock
Por Notícias ao Minuto  11/05/24

Quem diria que as cascas de alho poderiam ser usadas no jardim e até nos seus cozinhados? E parece que também dá muito jeito para lidar com borbulhas.

Segundo o Informe Brasil, têm cinco usos inesperados. A saber:

1- Fertilizante natural
Basta amolecer as cascas de dois dentes de alho em água durante três dias. Após esse período, coe a mistura e coloque a água no regador. Em alternativa, pode trituras as cascas e espalhá-las diretamente na terra.

2- Pesticida
Use a mesma infusão preparada anteriormente e pulverize-a nas folhas das plantas. Isso vai criar uma barreira protetora contra pragas.

3- Tónico para unhas e cabelos
Para fortalecer unhas e combater fungos, deixe cascas de alho em água durante três a quatro horas. Depois, use essa solução para as unhas. Também serve para enxaguar o cabelo, ajudando a eliminar caspa e a fortalecer os fios.

4- Caldo
As cascas de alho enriquecem caldos de legumes.

5- Cosmética
Ricas em micronutrientes, as cascas de alho podem ser usadas em tratamentos de beleza. Ferva três colheres de sopa de cascas de alho num litro de água por 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer durante um período de até 12 horas, coe e use o líquido para lavar o rosto. Vai ajudá-lo a combater episódios de acne e a pele inflamada.

Leia Também: Maus odores em casa? Faça o favor de despejar café nos ralos     


A Grécia apresentou hoje uma queixa à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), após as autoridades turcas terem decidido converter a Igreja de São Salvador, em Istambul, numa mesquita.

© iStock
Por Lusa  11/05/24
Grécia apresenta queixa contra Turquia por converter igreja em mesquita
A Grécia apresentou hoje uma queixa à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), após as autoridades turcas terem decidido converter a Igreja de São Salvador, em Istambul, numa mesquita.

De acordo com a estação de rádio grega Athina 9.84, o representante permanente da Grécia na UNESCO, Giorgos Koumoutsakos, viajou para Paris, sede da organização internacional, para apresentar a queixa.

Koumoutsakos esteve reunido com o diretor-geral adjunto da UNESCO, Ernestos Ottone, responsável pelas questões culturais, e com responsáveis do Centro do Património Cultural.

Em 2020, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ordenou a conversão em mesquita da antiga igreja ortodoxa grega, que estava a operar como museu desde 1945, após a Segunda Guerra Mundial.

"O Ocidente já perdeu África": o acordo entre Rússia e São Tomé e Príncipe em análise

Sónia Sénica analisa os acordos de cooperação para a defesa e segurança firmados recentemente entre a Rússia e São Tomé e Príncipe, e que deverão estender-se à Guiné-Bissau. 


Veja Também:

Acordos de cooperação entre a Rússia e as ex-colónias portuguesas: "Temos de estar atentos ao modus operandi da Wagner"

Marco Serronha analisa os acordos de cooperação para a defesa e segurança firmados recentemente entre a Rússia e São Tomé e Príncipe, e que deverão estender-se à Guiné-Bissau.


Mamadu Uri Djaló, deputado eleito na lista do Madem-15, garante total apoio ao PR Umaro Sissoco Embaló, para segundo mandato e faz duras críticas ao deputado Umaro Djau pelas posições assumidas contra o Presidente Embaló nas redes sociais.

Em reação, o deputado Umaro Djau na sua página oficial no Facebook, questiona o deputado Uri Djaló e, garante entender bem a joga. O deputado Djau conclui que o dia da resposta há de chegar. O deputado Uri Djaló promete lutar até fim para garantir a reeleição do Presidente Embaló.

Radio Voz Do Povo