Por Sicnoticias.pt
O pacote incluirá mais drones e munições para os sistemas de 'rockets' de artilharia de alta mobilidade (HIMARS) e faz parte de um projeto de longo prazo de financiamento de armamento.
Os Estados Unidos anunciaram no sábado mil milhões de dólares em apoio de armas à Ucrânia, num esforço da administração Biden para gastar todo o dinheiro autorizado pelo Congresso antes da tomada de posse do presidente eleito Donald Trump.
O pacote incluirá mais drones e munições para os sistemas de 'rockets' de artilharia de alta mobilidade (HIMARS) e faz parte de um projeto de longo prazo de financiamento de armamento.
Esta medida destina-se a apoiar as futuras capacidades militares da Ucrânia e não a fazer uma diferença imediata.
O pacote de 988 milhões de dólares junta-se a um montante adicional de 725 milhões de dólares em assistência militar dos EUA, anunciado na segunda-feira, que serão retirados dos 'stocks' do Pentágono para chegarem mais rapidamente às linhas da frente.
Os EUA forneceram à Ucrânia mais de 62 mil milhões de dólares em ajuda militar desde a invasão da Rússia em fevereiro de 2022.
Com dúvidas sobre o futuro apoio militar à Ucrânia por parte de Trump, a administração Biden tem tentado gastar todos os dólares que restam de uma enorme lei de ajuda externa aprovada no início deste ano para melhorar a situação de Kiev.
Trump teve este sábado um encontro com os presidentes ucraniano e francês, enquanto estava em Paris para a reabertura da Catedral de Notre Dame.
Admirador de longa data do presidente russo Vladimir Putin, Trump criticou a ajuda dos EUA à Ucrânia e apelou a um fim rápido da guerra, levantando preocupações na Ucrânia sobre os termos que podem ser estabelecidos para quaisquer negociações futuras.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.