sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Israel: O primeiro avião que transportava israelitas retirados de Amesterdão, palco de violência à margem de um jogo de futebol na quinta-feira, aterrou hoje à tarde no aeroporto internacional Ben Gurion, em Telavive, informaram as autoridades aeroportuárias israelitas.

© Nir Keidar/Anadolu via Getty Images     Por Lusa    08/11/24 

 Primeiro avião com israelitas retirados de Amesterdão aterrou em Telavive

O primeiro avião que transportava israelitas retirados de Amesterdão, palco de violência à margem de um jogo de futebol na quinta-feira, aterrou hoje à tarde no aeroporto internacional Ben Gurion, em Telavive, informaram as autoridades aeroportuárias israelitas.

"O avião que acaba de chegar a Telavive transportava passageiros retirados de Amesterdão", declarou à agência AFP Liza Dvir, porta-voz das autoridades aeroportuárias.

Segundo a companhia aérea israelita El Al, estão previstos nesta fase três voos especiais para trazer de volta os israelitas de Amesterdão, para além dos dois voos regulares de sexta-feira.

"Centenas de passageiros israelitas" poderão embarcar gratuitamente nos aviões, informou a companhia aérea.

A ministra dos Transportes israelita, Miri Regev, pediu ao homólogo neerlandês, Barry Madlener, que garantisse "o transporte seguro dos passageiros dos hotéis para o aeroporto".

Pediu também que o aeroporto Schipol de Amesterdão permaneça aberto durante a noite deste fim de semana e que sejam concedidas "todas as autorizações necessárias" aos aviões de evacuação israelitas.

Cinco pessoas foram hospitalizadas, mas tiveram alta pouco depois, e 62 outras foram detidas, anunciou a polícia de Amesterdão após os confrontos, que tiveram lugar na quinta-feira à noite, à margem do jogo da Liga Europa entre o Ajax e o Maccabi Tel Aviv.


Leia Também: O Presidente francês, Emmanuel Macron, condenou hoje "veementemente" a "violência contra os cidadãos israelitas em Amesterdão" na noite de quinta-feira, que segundo o chefe de Estado, faz lembrar "as horas mais vergonhosas da História". 

Leia Também: A UEFA condenou hoje firmemente a violência ocorrida quinta-feira em Amesterdão entre adeptos dos israelitas do Maccabi Tel Aviv e manifestantes contra a ofensiva em Gaza, admitindo atuar disciplinarmente quando tiver todas as informações oficiais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.