terça-feira, 22 de outubro de 2024

"Acordo de defesa histórico" entre Reino Unido e Alemanha... O acordo vai ser assinado esta quarta-feira, em Londres.

© Sean Gallup/Getty Images   Por Notícias ao Minuto 22/10/24 

É a primeira vez que o Reino Unido e a Alemanha vão assinar um pacto de defesa. Trata-se de "um acordo histórico", segundo um comunicado na página do governo britânico, que acontece "num momento importante para a NATO e segurança e prosperidade europeias". 

Lê-se ainda que "a assinatura do 'Trinity House Agreement' marca uma importante mudança na relação dos dois países e na segurança da Europa". Diz também que este pacto "entre os dois países que mais gastam em segurança vai fortalecer a segurança nacional e o crescimento económico", tendo em conta "a crescente agressão russa e as crescentes ameaças". 

Os países vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de armas que tenham um alcance e uma precisão maiores do que os atuais sistemas de mísseis de longo alcance como o 'storm shadow' que o Reino Unido deu à Ucrânia. Vão ainda colaborar com veículos armados e drones terrestres e irão trabalhar para equipar os helicópteros alemães 'sea king' com sistemas modernos de mísseis. 

Para o secretário da defesa britânico, John Healey MP, este acordo é um momento importante para a relação dos dois países. Diz que "cumpre o manifesto do governo de estabelecer uma nova relação de defesa com a Alemanha". 

Já o ministro da defesa alemão, Boris Pistorius, afirma que "com projetos no domínio do ar, terra, mar e cibernético, vamos aumentar, em conjunto, as nossas capacidades de defesa, reforçando assim o pilar europeu no âmbito da NATO", referindo ainda com a guerra da Ucrânia "não devemos dar por garantida a segurança na Europa".  

O comunicado refere ainda que "o acordo é um exemplo fundamental de que o Governo britânico está a cumprir o compromisso de reforçar as relações com os aliados europeus e a segurança nacional". 

Este acordo é assinado depois do secretário da defesa britânico ter visitado Berlim para iniciar as negociações, em julho. "É o primeiro pilar de um tratado mais amplo entre o Reino Unido e a Alemanha prometido pelo primeiro-ministro Keir Starmer e pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, em agosto". 


Leia Também: A Alemanha recusou hoje que a abertura da nova base da NATO no Mar Báltico viole qualquer disposição do tratado que firma o estatuto internacional do país desde a reunificação, na sequência de acusações da Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário