© Reuters Por Lusa 19/10/24
Com menos de três semanas para as eleições presidenciais nos EUA, marcadas para 05 de novembro, surgiram novos alertas sobre o impacto da redução de fiabilidade da democracia norte-americana na sua autoridade externa.
Um relatório, intitulado "Distorções Democráticas e um Estado Problemático: Os EUA na Véspera das Eleições Presidenciais de 2024", destaca desafios críticos que ameaçam o sistema político do país.
O documento, da autoria entre outros de investigadores da da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA e da Hertie School, uma instituição universitária em Berlim, aponta que tanto a fiabilidade da democracia como a capacidade do Estado declinaram profundamente nos EUA, desde 2015.
A fiabilidade democrática, que se refere às áreas eleitoral, social e institucional, baixou de forma significativa, especificou o relatório.
Declínios mais acentuados foram identificados em Estados decisivos para o resultado eleitoral final, como Carolina do Norte, Wisconsin, Pensilvânia e Geórgia.
A participação nas eleições -- uma métrica crucial do compromisso cidadão -- está muito abaixo da verificada em outras democracias avançadas, o que levanta preocupações sobre o envolvimento no processo decisional.
Outro problema identificado é o do papel desmedido do dinheiro na política.
Sem comentários:
Enviar um comentário