© Shutterstock
Por Notícias ao Minuto 31/08/24
Sim, infelizmente, o vinho não dura para sempre e pode ficar estragado, especialmente quando não o armazena da forma correta. É importante ter em conta alguns fatores para descobrir se o vinho está bom. Especialistas na área, citados no website de Martha Stewart, ofereceram algumas dicas. Tome nota!
Por exemplo, os especialistas aconselham que esteja atento a mudanças de cor. Com o tempo, "os vinhos tintos podem começar a assumir uma tonalidade vermelho-tijolo ou acastanhada"; "os vinhos brancos podem ficar mais dourados ou ligeiramente âmbar". Também explicam que sedimentos ou um aspeto turvo podem ser indicadores de que o vinho não está bom.
Geralmente, o vinho estragado "liberta um odor desagradável, e o aroma específico pode dizer muito sobre o que correu mal". Por exemplo, um cheiro semelhante a chucrute pode estar relacionado com as bactérias do ácido lático; um odor a vinagre ou removedor de verniz, "é sinal de acidez volátil, o que resulta frequentemente da interação de demasiado oxigénio com as bactérias do ácido acético".
Já um odor semelhante a cão molhado pode indicar "a contaminação por tricloroanisol". Quando o vinho fica com um aroma a frutos secos pode significar que está oxidado. Isto acontece quando está mal fechado e o oxigénio começa a entrar.
Segundo os especialistas, o vinho estragado tem quase sempre um sabor desagradável, acre, azedo ou simplesmente não tem sabor. Quando o líquido fica espesso ou semelhante a xarope pode ter sido danificado pelo calor. Sentir que um vinho tem gás, quando não devia, significa que pode ter começado a fermentar novamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário