Alexander Spatari/Getty Images
SIC Notícias
A imigração tem ajudado a aumentar o saldo populacional do país, mas população idosa em Portugal é a mais alta da UE, a par com a Itália. O país já conta mesmo com mais de 3 mil pessoas com pelo menos 100 anos.
Portugal tem mais de 10,6 milhões de habitantes, o mais alto valor de sempre. Os dados da Pordata revelam que o país tem mais 109 mil pessoas do que em 2022, muito por causa do grande afluxo de imigrantes.
Nos últimos anos, o saldo populacional quase duplicou graças à imigração.
Os casamentos celebrados entre estrangeiros quase duplicaram na última década, passando de 767 em 2013 para 2.163 no ano passado. Já as celebrações de casamentos entre portugueses e estrangeiros aumentaram três pontos percentuais, representando 15% dos matrimónios no período em análise, num total de 5.409 em 2023.
Mais velhos e mais sozinhos
Por outro lado, Portugal é, a par de Itália, o país da União Europeia com maior percentagem de população idosa. São mais de 2,5 milhões de pessoas com 65 anos ou mais.
"O nosso país é o segundo da UE com maior índice de envelhecimento e o quarto do mundo com maior proporção de população idosa", aponta o relatório da Pordata.
Existem quase dois idosos por cada jovem e a idade mediana dos portugueses aumentou de 38,5 para 47 anos em duas décadas.
Já as pessoas com pelo menos 100 anos já ultrapassaram as 3 mil.
Os dados apontam ainda que os portugueses estão "mais sozinhos": há mais casais sem filhos e mais de um milhão de pessoas vive só.
Mais de metade das pessoas que vivem sozinhas são idosas (55%), o que faz de Portugal o quarto país da União Europeia com maior percentagem de idosos a viver só no total de pessoas nesta condição.
Com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.