quinta-feira, 11 de julho de 2024

COMUNICADO CONJUNTO: PARTIDOS PARLAMENTARES, EXCETO PTG, EXIGEM ELEIÇÃO PRESIDENCIAL EM 2024

Três dos maiores partidos com assentos no parlamento, exigem do presidente da República a marcação imediata da data para a realização das eleições presidenciais ainda este ano.

A exigência foi feita nesta quinta-feira, em Bissau, através de um comunicado à imprensa lido por Abel da Silva, Secretário Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), após uma reunião que contou com a presença da Coligação PAI Terra Ranka, PRS, liderado por Fernando Dias, e APU-PDGB.

Segundo o comunicado, os partidos exigem a reposição do funcionamento normal da Assembleia Nacional Popular (ANP) devido à crescente crise política.

“Registramos, com satisfação, a convergência de pontos de vista quanto à urgência de marcar a data das eleições presidenciais este ano, para evitar a criação de uma vacância no cargo do presidente da República a partir de 27 de fevereiro de 2025, e a reposição do funcionamento normal da ANP, tendo em conta o agravamento da crise política devido ao adiamento das decisões e à persistência em manter um governo ilegal, passados sete meses desde a dissolução inconstitucional da Assembleia Nacional Popular”, lê-se no comunicado. 

O documento também aponta a situação da caducidade da CNE (Comissão Nacional de Eleições) e a necessidade de recompor o Supremo Tribunal da Justiça, órgãos essenciais no processo eleitoral.
Os partidos representados na reunião, incluindo a Coligação PAI Terra Ranka, MADEM-G15, PRS, liderado por Fernando Dias, e APU-PDGB, apelaram à CEDEAO para que leve a sério a situação política vigente no país.

“Atentos a isso, apelamos à CEDEAO para que tome a situação do país com seriedade, se quiser contribuir verdadeiramente para uma solução que evite a instabilidade e o caos total”.
No mesmo encontro, os partidos manifestaram solidariedade com Fernando Dias e reafirmaram suas determinações em lutar contra o regime ditatorial no país.

“Manifestamos total e incondicional solidariedade ao PRS e ao seu presidente, Fernando Dias da Costa, e reafirmamos a inequívoca determinação dos Secretários Nacionais e Gerais, presentes na luta incansável contra o regime ditatorial do presidente Umaro Sissoco Embaló”.

Os partidos da oposição, incluindo a Coligação PAI Terra Ranka, vencedora das últimas eleições legislativas, cujo parlamento foi dissolvido por Umaro Sissoco Embaló, posicionam-se contra o que consideram ser uma violação da constituição da República.
Teve lugar hoje, na sede nacional do MADEM-G15, a Cimeira dos secretários nacionais e gerais dos partidos políticos com assento parlamentar, nomeadamente: MADEM-G15, PAIGC, PRS, APU-DGB Entre outros assuntos, foi discutido a situação da política nacional.

Rádio Sol Mansi / Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

 

Leia Também:  Quatro dos cinco partidos políticos com assento parlamentar na Guiné-Bissau exigem a urgente marcação da data da realização das eleições presidenciais no decurso deste ano, com vista a evitar a vacatura no cargo de Presidente da República,  a partir de 27 de fevereiro de 2025


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.