quinta-feira, 16 de maio de 2024

NATO: "Rússia não tem números necessários para alcançar um avanço estratégico"

© Getty Images
Por Lusa  16/05/24 
A NATO revelou hoje que a Rússia não tem capacidade militar suficiente para uma grande progressão na Ucrânia, depois de uma reunião no quartel-general da Aliança Atlântica, em Bruxelas.
Mundo

"A Rússia não tem os números necessários para alcançar um avanço estratégico, não acreditamos nisso e, em concreto, não tem as competências e a capacidade para o fazer", disse o Comandante Supremo Aliado para a Europa (SACEUR), Christopher G. Cavoli, em conferência de imprensa conjunta com o presidente do Comité Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Rob Bauer.

As tropas russas "têm a capacidade para fazer ligeiros avanços e é isso que tem acontecido", admitiu o general norte-americano.

Já Rob Bauer disse que "as circunstâncias não se alteraram ao ponto de a Ucrânia querer avançar para uma negociação" para um cessar-fogo.

"A reunião entre [Vladimir] Putin [Presidente russo] e Xi [Jinping, Presidente da China] não alterou as circunstâncias", completou, numa altura em que as tropas russas estão a reconquistar alguns zonas de Kharkiv.

O presidente do Comité Militar da Aliança Atlântica assegurou "que o apoio está a caminho" da Ucrânia e que vários países reafirmaram a intenção de continuar a apoiar o país invadido há dois anos, mas apenas referiu o que já era conhecido, como um terceiro sistema de defesa antiaéreo Patriot disponibilizado pela Alemanha.

Leia Também: A coordenadora humanitária da ONU na Ucrânia, Denise Brown, condenou hoje ataques russos em Kherson, no sul do país, e em Kharkiv, no nordeste, lembrando que os civis vítimas destas ações militares "não são alvos".  

 

Leia Também: O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou hoje sanções contra dois cidadãos e três entidades da Rússia por facilitarem transferências de armas da Coreia do Norte para Moscovo, em violação do bloqueio internacional imposto a Pyongyang.   

 

Leia Também: A Dinamarca vai enviar um novo pacote de ajuda militar no valor de 5,6 mil milhões de coroas dinamarquesas (750 milhões de euros) à Ucrânia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário