© Reuters
Notícias ao Minuto 19/01/24
A Justiça da Tailândia condenou a 50 anos de prisão um homem por publicar várias mensagens críticas da monarquia do país nas redes sociais. É a pena mais pesada da história do país por crimes ligados a críticas à monarquia tailandesa.
Segundo a agência Reuters, Mongkol 'Busbas' Thirakot, de 30 anos, foi detido em abril de 2021 e recebeu, em janeiro do ano passado, uma sentença de 28 anos de prisão por 14 crimes de lesa-majestade, ou seja, contra a monarquia do país.
Agora, o tribunal de recurso confirmou a sentença anterior e considerou-o culpado em mais 11 acusações, aumentando a pena para 50 anos de prisão.
Thirakot negou as acusações e já disse que irá recorrer da sentença junto do Supremo Tribunal do país.
Segundo a Reuters, o recorde anterior pertencia a Anchan Preelert, que foi condenada, em 2021, a 43 anos de prisão pelo mesmo crime. A sentença inicial, no entanto, era de 87 anos de prisão, mas acabou por ser reduzida após a mulher ter admitido as violações da lei.
A agência de notícias cita o grupo legal Advogados Tailandeses pelos Direitos Humanos, revelando que pelo menos 262 pessoas já foram condenadas por crimes deste género desde 2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.