© Shutterstock
POR LUSA 24/01/24
O Níger suspendeu hoje todas as licenças mineiras no país "até nova ordem", depois da apreensão de 1.400 quilos de lingotes de ouro no aeroporto de Adis Abeba, na Etiópia, provenientes do Níger.
O Ministério do Petróleo, Minas e Energia nigerino anunciou a medida numa nota interna enviada aos departamentos estatais, mas não relacionou a decisão com este ouro exportado de forma ilegal via Etiópia, escreve a agência espanhola de notícias, a EFE.
De acordo com a imprensa local, o ouro apreendido vale mais de 60 mil milhões de francos CFA, o equivalente a mais de 90 milhões de euros, e não tinha qualquer documento a comprovar a origem ou a propriedade.
Ainda segundo os órgãos de comunicação nigerinos, 82 agentes de diversos departamentos que trabalhavam no aeroporto de Niamey, de onde saiu o ouro, foram afastados dos cargos e colocados noutros postos, como medida preventiva.
O Governo do Níger outorgou 116 autorizações para a prospeção de minerais entre 2015 e 2020, com um investimento de 232 milhões de dólares, quase 213 milhões de euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.