Fonte: Charlotte ALVES 28 de dezembro de 2023
BISSAU – No quadro da assistência alimentar a crianças em idade escolar na Guiné-Bissau, o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, em parceria com os Ministérios da Educação Nacional e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, realiza no dia 29 de dezembro, às 11h00, no Ministério da Educação Nacional, a cerimónia de assinatura de contratos com cooperativas agrícolas para o fornecimento de produtos alimentares produzidos localmente para o abastecimento das cantinas escolares em todo o país.
A compra de produtos alimentares produzidos localmente para o abastecimento das cantinas escolares garante uma boa nutrição para as crianças, reduz a pobreza nas zonas rurais através da ligação à produção agrícola local, cria empregos e mercados, e aumenta o rendimento económico dos produtores rurais e das suas famílias.
Nesse sentido, numa primeira fase, prevê-se a compra de 663 toneladas de arroz e 109 toneladas de feijão a um custo total de 491 milhões de francos CFA, junto de 12 cooperativas nacionais através de fundos concedidos pelos Governos da Guiné-Bissau e da Finlândia. A quantidade de alimentos adquiridos será suficiente para alimentar 178,000 crianças, nas 852 escolas assistidas pelo PAM em todo o país, durante cerca de 2 meses.
O objetivo da colaboração com as cooperativas é de fortalecer os produtores nacionais locais, contribuindo para o aumento da sua produção e a disponibilidade de produtos locais no mercado nacional a médio e longo prazo.
A assinatura dos contratos marca o início de uma parceria a longo prazo com centenas de cooperativas e pequenas médias empresas, que o PAM está a planear apoiar, numa parceria de colaboração para avançar para a transformação dos sistemas alimentares, bem como para o empreendedorismo rural na Guiné-Bissau.
Na Guiné-Bissau, o PAM colabora com o Ministério da Educação Nacional no fornecimento de refeições quentes diariamente para mais de 178 mil crianças do ensino primário, incluindo crianças com deficiências, em 852 escolas, em todo o país. Adicionalmente, o PAM colabora Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em vários projetos, bem como com o Ministério do Comércio.
A alimentação escolar é uma ferramenta importante para garantir a matrícula e a permanência das crianças no sistema formal de ensino. Na Guiné-Bissau é um elemento para garantir a boa alimentação e nutrição das crianças, garantindo-lhes pelo menos uma refeição completa e nutritiva diariamente.
# # #
Charlotte Alvarenga Alves
Communication Officer
World Food Programme
Guinea-Bissau, Bissau
E-mail: charlotte.alves@wfp.org
Sem comentários:
Enviar um comentário