© Getty Images
POR LUSA 29/09/23
Os Estados Unidos acusaram hoje as forças navais iranianas de terem apontado um laser a um helicóptero do exército americano durante um voo de rotina no espaço aéreo internacional do Golfo.
O helicóptero é um AH-1Z Viper, acoplado ao navio de guerra USS Bataan, destacado pelos americanos nesta região marítima estratégica, com o objetivo de dissuadir eventuais manobras iranianas de apreensão de petroleiros comerciais.
Os navios iranianos "apontaram repetidamente uma luz laser ao avião enquanto este voava" na quarta-feira, disse o porta-voz da Marinha dos EUA, Rick Chernitzer, em comunicado.
"Estas não são ações dignas de uma força marítima profissional. Trata-se de um comportamento perigoso, pouco profissional e irresponsável por parte das forças navais da Guarda Revolucionária iraniana, que representa um risco para as vidas dos americanos e dos nossos aliados e que deve terminar imediatamente", acrescentou Rick Chernitzer.
Os Estados Unidos acusam o Irão de ter apreendido ou tentado apreender na região nos últimos dois anos cerca de 20 navios com bandeira estrangeira.
As tensões entre o Irão e os Estados Unidos intensificaram-se desde que o ex-presidente dos EUA Donald Trump abandonou o acordo internacional para congelar o programa nuclear do Irão e voltou a impor sanções ao país.
Sem comentários:
Enviar um comentário