sábado, 19 de agosto de 2023

Guiné-Bissau: O preço de peixe poderá baixar nos próximos tempos

Por Rádio Capital Fm

Bissau - (19.08.2023) – O Ministro das Pescas e Economia Marítima, Dionísio Pereira, promete a redução do preço de peixe a 50%.

As promessas do governante guineense foram feitas no âmbito da sua visita às infraestruturas do Porto de Pesca Artesanal, Unidade de Transformação e Conservação do Pescado, Instituto de Fiscalização e Atividade de Controlo de Pesca e algumas empresas privadas ligadas às atividades pesqueiras. 

Dionísio Pereira disse que a redução do preço de peixe faz parte do programa de “emergência” do Governo, durante os primeiros 100 dias de governação. 

“O que nós podemos garantir a população guineense é que temos um programa, denominado 'Nó Pis na Riba Cassa'. Estamos a trabalhar nesse programa", vincou, adiantado que "no quadro do programa de emergência do Governo, com duração de 100 dias, podemos garantir a população guineense de que vamos reduzir os preços de peixe no mercado".

"Não vamos só reduzir os preços, mas, sim, abastecer o mercado com o pescado suficiente. Iremos distribuir o pescado para todos 38 setores que compõem a Guiné-Bissau”, garantiu o Ministro das Pescas e Economia Marítima. 

Dionísio Pereira falou da criação do projeto “Nô Pis na Riba Cassa”.

“A ideia é criar condições para garantir que todos os navios façam transbordo aqui no país. Temos 4 mil e 600 grandes unidades pesqueiras que estão aqui, em Bissau, e com a capacidade de 4600 toneladas. Isso é suficiente para garantir o stock", acrescentou. 

O governante assegurou que têm trabalhado para instalar pequenas unidades em todos os setores. 

"Isso vai-nos permitir criar um sistema de abastecimento do mercado  e paralelamente estudar o mercado para baixar o preço de peixe a 50%", sublinhou Pereira, segundo ainda o qual, "estamos a trabalhar no sentido de conseguirmos um certificado junto da União Europeia para podermos começar exportar o pescado no próximo ano”.  

Por Sulai Seide

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.