quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Senegal toma uma decisão importante com a Costa do Marfim e o Benin

Por: Mamasamba Balde   Radio TV Bantaba   Agosto 30, 2023

CEDEAO:  OS RELATÓRIOS SOBRE O ENVIO DA FORÇA DE INTERVENÇÃO DA CEDEAO PARA O NÍGER PARECEM ESTAR A MATERIALIZAR-SE, COM INDICAÇÕES DE QUE A CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO DA SUB-REGIÃO ESTÁ PRESTES A DAR O SEU CONSENTIMENTO PARA UMA INTERVENÇÃO IMINENTE.

O EXÉRCITO SENEGALÊS, TENDO MOBILIZADO AS SUAS TROPAS (DETSEN1/ECOMIF E DETSEN 12/MINUSMA) EM THIÈS DESDE 11 DE AGOSTO, APARENTEMENTE POR INSTRUÇÕES DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DOS EXÉRCITOS, GENERAL MBAYE CISSÉ, E DO VICE-CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL FULGENCE NDOUR ESTÁ SUPOSTAMENTE SE PREPARANDO PARA LANÇAR A IMPLANTAÇÃO.

Segundo o seneweb, a Air Senegal foi solicitada a assegurar o transporte de 900 soldados mobilizados e equipamento militar para Cotonou, Benin, que poderia servir de base de retaguarda para a força de intervenção da CEDEAO. O Coronel Moussa Koulibaly, director de informação e relações públicas das Forças Armadas (DIRPA), declarou no entanto não ter recebido esta informação.

Refira-se que, além do Senegal, a Costa do Marfim e o Benim comprometeram-se a enviar tropas para o Níger para restaurar a ordem constitucional após o golpe de Estado de 26 de julho de 2023. Durante a segunda cimeira extraordinária, os chefes de estado da CEDEAO em Abuja, o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, anunciou que a Costa do Marfim forneceria um batalhão de cerca de 1.100 soldados. Alguns países membros, como o Mali e o Burkina Faso, manifestaram o seu apoio moral e militar aos perpetradores do golpe no Níger.

No entanto, coloca-se a questão de saber se o recente golpe no Gabão poderá perturbar os planos dos chefes de gabinete da CEDEAO.

Fonte: S.news

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.