Por Rádio Jovem Bissau
Na noite de segunda-feira, o Presidente da República Macky Sall deslocou-se a Touba para se encontrar com o Khalif General dos Mourides, Serigne Mountakha Mbacké.
Segundo fontes do SeneNews, o Khalif não recebeu o chefe de Estado. Mas este último, a caminho de Touba, tinha um plano para se submeter ao guia religioso.
De acordo com o jornal The Witness, que evoca esta quarta-feira este suposto encontro entre Macky Sall e Serigne Mountakha, revela que o Chefe de Estado está pronto a renunciar ao 3.º mandato. No entanto, não será sem condições.
Com efeito, Macky Sall gostaria de ponderar esta decisão de renunciar ao 3º mandato durante o diálogo nacional e pedir em troca a extensão do seu atual mandato presidencial de dois anos até 2026.
Isto para lhe permitir recuperar a ordem no país e organizar eleições inclusivas, pacíficas e transparentes, informa o jornal. Isso levaria de fato ao adiamento das eleições presidenciais marcadas para 25 de fevereiro de 2024.
Se os membros do Diálogo Nacional aprovarem este adiamento, isso poderá permitir a validação de candidaturas de líderes da oposição como Khalifa Ababacar Sall, Karim Wade e Ousmane Sonko, todos atingidos pela inelegibilidade. Segundo ele, essas condições são essenciais para evitar que o país caia na violência desnecessária enquanto estamos em plena expansão na exploração de nossos recursos de petróleo e gás.
Fonte: sunubuzzsn.com
Sem comentários:
Enviar um comentário