quarta-feira, 28 de junho de 2023

𝐀 𝐋𝐆𝐃𝐇 𝐑𝐄𝐒𝐏𝐎𝐍𝐒𝐀𝐁𝐈𝐋𝐈𝐙𝐀 𝐎 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎 𝐃𝐀 𝐆𝐔𝐈𝐍É-𝐁𝐈𝐒𝐒𝐀𝐔 𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐀𝐔𝐓𝐎𝐑𝐈𝐀 𝐌𝐎𝐑𝐀𝐋 𝐃𝐎𝐒 𝐒𝐔𝐂𝐄𝐒𝐒𝐈𝐕𝐎𝐒 𝐑𝐀𝐏𝐓𝐎𝐒 𝐄 𝐄𝐒𝐏𝐀𝐍𝐂𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐃𝐎𝐒 𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃Ã𝐎𝐒!

 LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

A Liga Guineense dos Direitos Humanos recebeu e registou a denĂșncia do rapto e espancamento do cidadĂŁo nacional Amadu Ula EmbalĂł, no dia 26 de Junho do ano em curso, perpetrado, mais uma vez, por indivĂ­duos ainda por identificar. 

Esta sequĂȘncia interminĂĄvel dos atos de raptos e espancamentos dos cidadĂŁos por indivĂ­duos nunca identificados, perante o olhar impotente e impune das autoridades policiais do paĂ­s, tem deixado os guineenses com sentimento de insegurança sem precedente na histĂłria recente do paĂ­s.

Curioso nĂŁo deixa de ser o facto de todos os casos de rapto terem como denominador comum crĂ­ticas ao regime polĂ­tico vigente na GuinĂ©-Bissau. Com efeito, a conclusĂŁo lĂłgica da motivação do grupo de raptores que tem atormentado a vida dos cidadĂŁos Ă© silenciar vozes crĂ­ticas ao regime instalado.AliĂĄs,  o silencio das autoridades nacionais perante os sucessivos atos terroristas de espancamento dos cidadĂŁos, constitui uma confissĂŁo de patrocĂ­nio moral dos mesmos.  Perante a gravidade deste ato, a Direção Nacional da Liga delibera o seguinte: 

1. Condenar veementemente mais um ato de violĂȘncia gratuita contra cidadĂŁo indefeso; 

2. Exigir o governo e os ĂłrgĂŁos da polĂ­cia criminal a urgente identificação e tradução Ă  justiça dos membros desse esquadrĂŁo da repressĂŁo que tem aterrorizado os cidadĂŁos nos Ășltimos anos; 3. Manifestar solidariedade para com o cidadĂŁo Amadu Ula EmbalĂł e a sua famĂ­lia;

4. Responsabilizar o estado da Guiné-Bissau pela autoria moral dos sucessivos atos terroristas contra os cidadãos indefesos.

Pela Paz justiça e Direitos Humanos

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio

Nota: sĂł um membro deste blogue pode publicar um comentĂĄrio.