Bissau, 25 Abr 23 (ANG) – Os atores do sector educativo do país estão reunidos hoje em Bissau numa sessão destinada a elaboração dos planos de vulgarização dos compromissos da Cimeira da Transformação da Educação(TES 2022) realizada em Nova Iorque.
Ao presidir a abertura do evento, a ministra da Educação Nacional reiterou que o Estado da Guiné-Bissau, através do Presidente da República, ao participar na TES-2022, vincou o compromisso solene do país de implementação e desenvolvimento de políticas públicas para transformação da educação.
Mónica Buaró da Costa afirmou que esse compromisso prevê, entre outros objetivos, a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, bem como da conetividade digital no ensino.
Outros objetivos definidos na TES, de acordo com a governante, prendem-se com a problemática da introdução das línguas nacionais no ensino, o apoio e incremento de pesquisas.
“É certo que, cada vez mais, somos confrontados com situações que nos convidam a reinventar a educação, como foi o caso da Covid-19, em que assistimos a elaboração e implementação de um plano de contingência para atenuar os constrangimentos e riscos ocasionados pela pandemia nas nossas escolas”, salientou.
Mónica Buaró da Costa disse que espera ter um plano de ação à curto, médio e longo prazos, para a transformação do processo de ensino e de aprendizagem com devida proposta de sustentabilidade.
Por sua vez, o Coordenador Nacional da TES, Respício Manuel da Silva sublinhou que, após ter sido incumbido dessa missão pelo Presidente da Repúlica, Umaro Sissoco Embaló, e que, graças ao apoio dos parceiros internacionais e do trabalho competente da equipa técnica, conseguiram realizar auscultações que possibilitaram a definição de compromissos do país perante a TES.
Respício Silva disse que o grupo de trabalho chegou ao consenso sobre a necessidade de promover sessões regionais com apoio das Nações Unidas e Unicef, de modo a inspirar maior integração das populações nos desafios de transformar a educação.
Aquele responsável sublinhou que, a construção das novas infraestruturas escolares adaptadas à educação inclusiva, o desempenho dos professores sobretudo os deslocados dos seus habitats, a criação de polos desportivos e estruturas para atividades culturais, formação dos professores entre outros devem merecer um lugar de destaque na implementação das prioridades inscritas.
Na sessão com a duração de um dia, os participantes debaterão temas sobre o Enquadramento do TES-2022(Lógica, História e Procedimentos, os Compromissos Globais assumidos na Cimeira de Nova Iorque, Análise do Cruzamento dos Compromissos Nacionais e Globais; Prioridades da Guiné-Bissau(Indicadores e Referência), entre outros.
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