Bissau, 23 Fev 23 (ANG) – O Governo de Japão, através do Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef), doou hoje ao Ministério da Saúde Pública viaturas, motorizadas e equipamentos de cadeia de frio visando reforçar o Sistema de Saúde Nacional(SNS).
O referido donativo conta, entre outros equipamentos com cinco viaturas todo terreno, seis motorizadas, 31 arcas congeladora grandes, 20 médias e 15 frigoríficos.
A oferta foi dada no âmbito do Programa de Apoio de Emergência em resposta à crise da Covid-19, financiado pelo Governo nipônico num montante de um bilhão e trezentos milhões de FCFA, cerca de 2,2 milhões de dólares.
Ao usar da palavra no acto, o Secretário-geral do Ministério de Saúde Pública,Cletche Na Isna disse ser uma marca importante essa ação do Governo japonês, “por representar um reforço às capacidades do SNS”.
“A pandemia de Covid-19 deu a lição de que cada país tem de ter um Sistema de Saúde bem robusto para poder corresponder as espectativas da população, e a Guiné-Bissau não foge à regra”, salientou.
Chetche Na Isna enalteceu a cooperação com o Japão, garantindo que os materiais doados vão chegar ao seu destino.
Questionado sobre o início da campanha de vacina contra a Covid-19, este responsável disse que está a ser tratato no gabinete estratégico.
“Isso não se concretiza de um dia para outro ou seja é preciso trabalho técnico de base nas 11 regiões sanitárias do país para depois se avançar”, frisou.
Para o Conselheiro Adjunto da Embaixada do Japão na Guiné-Bissau, Hirose Shinichi a contribuição do Governo do seu país, não só consolidará o Sistema Nacional de Saúde com disponibilização de equipamentos como frigorificos, tablets e meios de transporte, como também apoiará a capacitação dos recursos humanos para a operação e manutenção de equipamentos, bem como o gerenciamento eficaz das vacinas contra a Covid-19.
“A rede de frio também tem um papel crucial para o sucesso da vacinação, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento e receber mais doses de doações”, disse.
Hirose Shinichi sublinhou que, ao fornecer este lote de materiais e equipamentos, o Japão demonstra, mais uma vez, o seu particular interesse no fortalecimento do sector da saúde da Guiné-Bissau, e nos países em desenvolvimento, em geral.
De acordo com o diplomata Japonês, no inicio da pandemia da Covid-19 o seu país apoiou a Guiné-Bissau, através do Programa das Nações Unidas para Desenvovimento (PNUD), no ambito do orçamento suplementar, disponibilizando um valor que ronda os 700 milhões de francos CFA.
As autoridades de Japão ainda doaram na mesma ocasião uma viatura e uma câmara à Televisão da Guiné-Bissau(TGB) e 34 rádio-gravadores para 12 órgãos de comuncação social que serão entegues posteriormente pela ONG Palmeirinha.
A cerimónia de entrega dos referidos materiais contou com a presença do representante residente da Unicef, Etona Ekole.
Sem comentários:
Enviar um comentário