Por Isabele Scavassa (colaboração) e Thássius Veloso (edição) techtudo.com.br
Dispositivo semelhante a um óculos convencional tem funcionamento autônomo. Lançamento deve chegar ao mercado brasileiro a partir do segundo semestre deste ano.
Os óculos como conhecemos podem ficar no passado. Durante a feira CES 2023, a TCL apresentou o TCL RayNeo X2, que pode até parecer um acessório convencional, mas na realidade emprega muita tecnologia. O equipamento utiliza realidade aumentada (AR) para exibir informações digitais na lente. Além disso, é capaz de traduzir textos e falas na hora, tirar fotos com 16 megapixels e indicar caminhos a partir do GPS.
Para completar, o aparelho é estiloso. A novidade deve chegar ao mercado ainda neste ano, com previsão de desembarque em alguns países ainda no primeiro trimestre. Os preços não foram divulgados. A TCL confirmou ao TechTudo que o equipamento tem previsão de venda no Brasil a partir do segundo semestre.
A interação com o dispositivo independe de qualquer outro aparelho. Ou seja, seu funcionamento é autônomo e pode otimizar algumas tarefas do dia a dia, como a checagem de uma rota desconhecida.
Para as funções indicadas, o RayNeo X2 aposta numa tela de microLED que é projetada na frente dos olhos do usuário. Ela exibe imagens coloridas, que alcançam brilho de até 1.000 nits.
@TCL Mobile Introducing the TCL RayNeo X2
Quem equipa o produto da TCL é a plataforma XR2 5G, da Qualcomm, que viabiliza a execução das atividades e é pensado especificamente para esse tipo de aparelho. A ficha técnica inclui memória RAM de 6 GB e armazenamento interno de 128 GB, para guardar fotos, vídeos e outros arquivos. Ainda nesse sentido, é válido mencionar que a estrutura inclui giroscópio, acelerômetro, bússola e sensor de pressão, o que permite o acesso a recursos variados.
Os comandos podem ser feitos por meio de um touchpad na haste e também pela voz. Por lá, é possível registrar os cliques e até mesmo selecionar uma canção, visto que o aparelho também toca músicas por meio de seus alto-falantes direcionados à orelha. Assim, somente quem está usando o wearable é capaz de ouvir o que está em reprodução.
Sem detalhes sobre a duração da bateria do RayNeo X2, o que se sabe é que ele pode ser recarregado com a ajuda de um cabo USB-C, mas não precisa da conexão a todo momento, pois tem um componente capaz de conferir autonomia energética.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.