domingo, 1 de janeiro de 2023

VOLODYMYR ZELENSKY: "Terroristas são patéticos e entraram neste ano mantendo-se na mesma"

© Alexey Furman/Getty Images

Notícias ao Minuto  01/01/23 

Forças Armadas da Ucrânia abateram 45 'drones' russos na noite de passagem de ano. "Defensores foram espetaculares", diz Zelensky.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou, este domingo, sobre os 45 ‘drones’ russos abatidos pelas Forças Armadas ucranianas na noite de passagem de ano e acusou “os terroristas russos” de serem “patéticos”.

“Os terroristas russos foram patéticos e entraram neste ano mantendo-se na mesma. Os nossos defensores foram espetaculares e no dia 1 de janeiro mostraram-se muito bem”, destacou Zelensky na sua comunicação diária ao país, a primeira deste ano.

O chefe de Estado frisou ainda que o “sentido de unidade, autenticidade e a própria vida” do povo ucraniano “contrasta dramaticamente com o medo que prevalece na Rússia”. 

“Eles têm medo. Podem senti-lo. E eles têm razão em ter medo. Porque eles estão a perder”, afirmou, acrescentando que os russos “não vão tirar um único ano à Ucrânia”, nem à sua “independência”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de seis mil civis morreram e mais de dez mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Sem comentários:

Enviar um comentário