Os Chefes de Estado e de Governo, representam à União Africana, mais as Comunidades Económicas "sub-regionais", nomeadamente a CEDEAO e suas congéneres continentais, naturalmente, incluindo representantes das Nações Unidas e da União Europeia posam numa foto de família.👇
Sem citar o nome, o semanário adianta que um alto responsável do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) avançou com a impossibilidade de realização do escrutínio na data prevista, a 18 de dezembro, devido a vários factores considerados essenciais no processo eleitoral.
A fonte, segundo o jornal Última Hora, menciona a chegada de LASCON, empresa vencedora do concurso internacional, lançado pelas Nações Unidas, para fornecer materiais e equipamentos ao processo.
Dentre os materiais, o jornal destaca as impressoras adaptadas para o efeito, e software, entre outros.
Todos esses materiais, segundo o jornal Última Hora, chegam ao país em outubro, factos que vão dificultar a realização do recenseamento eleitoral para as legislativas em dezembro.
O Presidente da República dissolveu o parlamento a 16 maio e marcou as eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.
Até ao momento, o Governo não apresentou o Orçamento para a realização do escrutínio, apesar da visita de uma delegação de alto nível das Nações Unidas que no final manifestou a disponibilidade em apoiar a realização das eleições.
Fala-se já num orçamento preliminar no valor aproximado de 11 milhões de euros, para os custos do recenseamento eleitoral e das operações eleitorais da Comissão Nacional das Eleições.
No culminar dos trabalhos iniciados a dia 15 deste mês, hoje o MADEM-G15 realizou o Conselho Nacional no hotel Dúnia na capital da cidade.
No universo de 615 membros efetivos a reunião teve um quórum de 459 membros presentes e 156 ausentes, ficando mais uma vez plasmado o exercício democrático no seio deste partido.
Na resolução da agenda de trabalhos do dia, ficou deliberado que:
• A data fixada para a realização do II Congresso Ordinário do MADEM-G15 será no dia 30 de setembro, 1 e 2 de outubro do ano corrente
• 2515 é o número de delegados que irão participar no congresso.
A comissão proposta para organização do II Congresso do MADEM-G15 terá como Presidente o senhor Marciano Silva Barbeiro, como Vice-Presidente o Senhor Queba Djaita e como segunda vice-Presidente a senhora Conceição Évora.
O sentimento final desta reunião magna é de união, coesão e trabalho de equipa. Para que todos os Secretários Regionais possam imprimir cada vez mais dinamismo e, levarem mais longe o entusiasmo colhido hoje nesta sala.
É com sentimento de agradecimento, convicção, satisfação e de primeira tarefa cumprida que o Coordenador Nacional fez o discurso de encerramento.
Propostas: Que o conselho nacional de Madem-G15 irá analisar e votar, hoje no Hotel Azalay
1. 30 de setembro à 2 de outubro para a realização do II congresso ordinário.
2965 participantes
2015 delegados ao congresso.
Convidados 200
Bafatá 170 delegados, Gabú 170, Cacheu I e 2 170, Oio 170, Sab 250, Quinará 125, Tombali 125, BIOMBO 115, Bolama 100, Diáspora 6, Juadem 80, Muadem 80, Quadem 50, Combatentes 35, Trabalhadores sindicalizados 35, Quota Nacional para correcção 135.
2. Proposta da Comissão Preparatória do Congresso:
Presidente da Comissão Marciano Silva Barbeiro, primeiro Vice-Presidente, Queba Djauté, segundo Vice-Presidente, Maria Conceição Évora, primeiro Secretário, Abdú Mané, segundo Secretário, Djibril Arsênio Balde, primeiro vogal Mário Martins, Anita Djaló Sane.
O objecto desta reunião de Lusaka, que junta representações da União Africana mais as Comunidades Económicas "sub-regionais ", nomeadamente a CEDEAO e suas congéneres continentais, incluindo, naturalmente, as Nações Unidas e os membros da União Europeia, mais os doadores internacionais, tendo como tema central "Construir Resiliência na Nutrição no Continente Africano: Acelerar o Capital Humano, Desenvolvimento Social e Económico" .
■ Relatório de Progresso Regresso sobre a Pandemia do COVID-19 em África, a ser apresentado pelo Senhor MATAMELA CYRIL RAMAPHOSA, Presidente da República da África do Sul e Líder da União Africana para a resposta à COVID-19;
■ Informação Actualizada Sobre o Relatório de Implementação da ZCLCA, pelo Senhor MAHAMADOU ISSOUFOU, Líder da União Africana sobre as questões da Zona de Comércio Livre no Continente Africano (ZCLCA);
■ Reflexão de Alto Nível e Orientação Política Sobre o Primeiro Plano Decenal de Implementação e Elaboração do Segundo Plano de Decénio de Implementação da Agenda 2063;
■ Análise do Relatório Sobre o Estado da Integração Regional em África;
■ Análise da História de Sucesso da Cooperação entre as CER: ALC Tripartido entre o COMESA, a EAC e a SADC;
■ Análise do Relatório sobre a Divisão do Trabalho entre a União Africana e as CER/MR e os Estados-membros;
■ Análise do Lançamento da Plataforma-Reckec;
■ Análise e Adopção do Projecto de Declaração da 4.ª Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana, as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais