O GTAPE é o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, responsável pelo recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau. © Aliu Candé
Texto por: Aliu Candé Rfi.fr/pt 17/07/2022
Sem citar o nome, o semanário adianta que um alto responsável do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) avançou com a impossibilidade de realização do escrutínio na data prevista, a 18 de dezembro, devido a vários factores considerados essenciais no processo eleitoral.
A fonte, segundo o jornal Última Hora, menciona a chegada de LASCON, empresa vencedora do concurso internacional, lançado pelas Nações Unidas, para fornecer materiais e equipamentos ao processo.
Dentre os materiais, o jornal destaca as impressoras adaptadas para o efeito, e software, entre outros.
Todos esses materiais, segundo o jornal Última Hora, chegam ao país em outubro, factos que vão dificultar a realização do recenseamento eleitoral para as legislativas em dezembro.
O Presidente da República dissolveu o parlamento a 16 maio e marcou as eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.
Até ao momento, o Governo não apresentou o Orçamento para a realização do escrutínio, apesar da visita de uma delegação de alto nível das Nações Unidas que no final manifestou a disponibilidade em apoiar a realização das eleições.
Fala-se já num orçamento preliminar no valor aproximado de 11 milhões de euros, para os custos do recenseamento eleitoral e das operações eleitorais da Comissão Nacional das Eleições.
Ouça aqui a correspondência de Aliu Candé, correspondente em Bissau.
Sem comentários:
Enviar um comentário