quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Pelo menos 9.000 espécies de árvores no mundo ainda não foram descobertas

Crédito da imagem: PURDUE UNIVERSITY IMAGE
paginajournal.com 

Já se perguntou quantas espécies de árvores vivem em nosso planeta? Agora temos a resposta..

Novo estudo diz que existem cerca de 73.300 espécies de árvores no mundo hoje.

O estudo, que foi publicado na revista PNAS, é o resultado de um projeto mundial de três anos que contou com cerca de 73.000 espécies de árvores no planeta.

Este artigo destaca a complexidade dos ecossistemas terrestres, ao mesmo tempo em que enfatiza como a biodiversidade florestal é particularmente vulnerável às mudanças induzidas pelo homem, desde o uso da terra até as mudanças climáticas, sendo as espécies raras as mais vulneráveis.

Obter esse nível de informação, no entanto, não é tarefa fácil. Existem inúmeros aspectos em jogo, alguns dos quais relacionados a recursos financeiros, alguns a logística, outros a pesquisas de campo e ainda outros a questões de taxonomia.

Para resolver esses obstáculos, os pesquisadores começaram compilando os bancos de dados mais abrangentes de espécies de árvores florestais.

Aproximadamente 40 milhões de árvores representando 64.000 espécies foram identificadas durante este projeto de mapeamento. Foi realizado por 150 cientistas de todo o mundo como parte da Global Forest Biodiversity Initiative (GFBI).

Usando inteligência artificial e o supercomputador do Forest Advanced Computing and Artificial Intelligence Laboratory (FACAI) da Purdue University, em Indiana, os pesquisadores executaram análises estatísticas complicadas com base nessa primeira conclusão.

Após essas investigações e cálculos, os especialistas concluíram que nosso planeta tinha cerca de 73.300 espécies de árvores, o que é 14% a mais do que é conhecido atualmente.

De acordo com essas descobertas, ainda existem 9.000 espécies desconhecidas, com 40% delas talvez na América do Sul, notadamente nos biomas da Amazônia e dos Andes de “pradarias, savanas e matagais” e “florestas tropicais e subtropicais”. Aproximadamente 3.000 dessas espécies são raras, nativas do continente e vivem em regiões tropicais e subtropicais.

“Combinamos conjuntos de dados individuais em um enorme conjunto de dados global de dados em nível de árvore”, disse Jingjing Lian, um dos coautores. “Cada conjunto vem de alguém indo a uma floresta e medindo cada árvore – coletando informações sobre as espécies de árvores, tamanhos e outras características. Contar o número de espécies de árvores em todo o mundo é como um quebra-cabeça com peças espalhadas por todo o mundo. Resolvemos juntos como uma equipe, cada um compartilhando sua própria peça.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.