terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Portugal: Mais de 1000 ocorrências durante a madrugada devido ao mau tempo. Lisboa com aviso vermelho: acessos cortados e estradas alagadas

Mau tempo em Lisboa (António Pedro Santos/Lusa)

CNN Portugal 

A Proteção Civil registou esta terça-feira mais de mil ocorrências, sobretudo relativas a inundações, com mais de 30% no distrito de Lisboa, atualmente sob aviso vermelho devido à chuva intensa.  

A capital está sob chuva intensa, ainda a esta hora, e registam-se dezenas de inundações, com trânsito cortado em vários pontos: o IC19, no sentido Sintra-Lisboa, está praticamente intransitável e as autoridades tiveram de retirar vários carros, que fugiram às zonas mais problemáticas em contramão. Há automóveis submersos e lençóis de água. 

"Neste momento, em acumulado, temos 1.064 ocorrências e mais de 30% (328) no distrito de Lisboa", disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). 

A maioria das ocorrências é registada em "edificado inundado, transbordo de linhas de água, em Loures, Algés, com 449 inundações" assinaladas até agora, indicou. 

O comandante adiantou que este "número significativo de ocorrências" em Lisboa "tende a aumentar", dado que o distrito se encontra sob aviso vermelho para precipitação pelo menos até às 07:00. 

A Proteção Civil tinha alertado na segunda-feira para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido às previsões de chuva persistente e forte.

Veja Também:

Inundações deixam IC19 intransitável no sentido Sintra-Lisboa. Há carros em contramão

A capital está sob chuva intensa ao início da manhã e registam-se dezenas de inundações, com trânsito cortado em vários pontos: o IC19, no sentido Sintra-Lisboa, está praticamente intransitável e as autoridades tiveram de retirar vários carros, que fugiram às zonas mais problemáticas em contramão. Há automóveis submersos e lençóis de água. 

As autoridades pedem à população que fique em casa e evite os acessos mais complicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.