Por: Ussumane Mané radiosolmansi.net
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) insta o Presidente da República a remarcar a data de realização das eleições legislativas inicialmente marcadas para o dia 18 de dezembro próximo.
O apelo dos libertadores foi avançado esta quinta-feira em Bissau, pelo seu representante no encontro promovido pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral no país (GTAPE) com os partidos políticos, sobre o artigo oitavo da lei eleitoral na qual consta a capacidade eleitoral ativa dos cidadãos com direito a votar.
Albino Gomes considera que não se pode falar de recenseamento eleitoral no país sem que a data das eleições seja bem definida.
“Estamos num processo numa altura em a data das eleições está em dúvida, a nossa posição é o Presidente da República deve marcar a nova data para as eleições antes do início do processo de recenseamento”, apelou.
A posição contrária é do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), que na ocasião, o seu representante Mário Martins defendeu que a nova data das eleições não pode comprometer o processo de recenseamento eleitoral.
“A nossa posição é contrária, as eleições não podem comprometer o início d recenseamento”, disse.
Os partidos representados no encontro foram unânimes com a posição assumida com o gabinete técnico ao processo eleitoral, com a acepção do PAIGC que defende a marcação da data das eleições antes de início do recenseamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.