© Shutterstock
Notícias ao Minuto 25/08/22
Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, dizem que perder horas de sono pode afetar, e muito, a personalidade de cada um e a forma como interagem com outros.
Dormir é essencial para a saúde, não só física, como também mental. Recentemente, foi um publicado um estudo, que o comprova ainda mais. Investigadores americanos descobriram que não dormir o suficiente faz com que as pessoas se abstenham de ajudar os outros, ou seja, tornam-se mais egoístas.
O estudo, publicado na revista científica PLoS Biology, afirma que perder, apenas, uma hora de sono afeta as pessoas e a sua vontade de ajudar os outros.
Além disto, a equipa conseguiu perceber que as pessoas são ainda menos propensas a fazer uma doação, para instituições de caridade, quando perdem uma hora de sono, durante a mudança de horário que acontece no final do verão, conhecida como 'Daylight Saving Time', nos EUA.
O estudo demonstrou que este comportamento é o resultado das interrupções na rede cognitiva 'pró-social' do cérebro, que acontece, quando não se dorme o suficiente, diz a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos.
"Ajudar os outros é uma característica central e fundamental da humanidade. Este novo estudo demonstra que a falta de sono afeta o próprio tecido da sociedade humana", diz Matthew Walker, um dos autores do estudo, acrescentando que a forma como funcionamos, socialmente, parece estar dependente da quantidade (e qualidade) do nosso sono.
Sem comentários:
Enviar um comentário