Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló
O Tchad vive uma transição política, após a morte em combate do Presidente driss Déby Itno no dia 21 de Abril de 2021.
Após a morte do Presidente Idriss Déby Itno, o Tchade observa uma transição de 18 meses, durante a qual, o país da África Central é governo por um Conselho Militar chefiado por Mahamat Idriss Déby Itno, filho do Presidente morto.
Mahamat Idriss é um general de quatro estrelas, que até à morte do pai, era o chefe da segurança pessoal de Idriss Déby.
Com 37 anos de idade, Mahamat Idriss Déby Itno, chefia o Conselho Militar encarregado de assegurar o período de transição no Tchade, depois da morte do Presidente Idriss Déby Itno, que tinha sido reeleito recentemente.
Jovem general de quatro estrelas do Exército do Chade, chefe da segurança pessoal do presidente até a morte do seu pai no 20 dia de Abril de 2021, Mahamat Idriss, caracterizou-se sempre pela discrição, embora fosse o responsável,desde 2012, pela poderosa Direcção Geral dos Serviços de Segurança das Instituições do Estado (DGSSIE), mais conhecida pelo nome de guarda presidencial, formada por tropas de elite.
Em 2009, ele participou na batalha de Am-Dam, no leste do Chade, na qual foi derrotada uma coligação de rebeldes liderada por Timan Erdimil
Novo homem forte do Chade, Mahamat Idriss era também o segundo comandante das forças chadianas, que operam na luta anti-terrorista, no norte do Mali.
Ele formou-se na Escola Militar do Chade e posteriormente frequentou por três meses um curso de especialização militar, em Aix-en-Provence, no sul da França.
Até à data, na sombra do pai, Mahamat terá como missão implementar a "Carta da Transição" do Tchade, que deverá durar dezoito meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário