Leia Também:
Umaro Sissoco Embaló lidera uma delegação que inclui a ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Orlando Viegas, o ministro da Defesa, Sandji Fati, o ministro do Comércio, Tcherno Djaló, e o ministro da Saúde, Dionísio Cumba, informou a Presidência guineense.
A visita de Estado tem início quinta-feira e "será uma oportunidade para a África do Sul e a Guiné-Bissau fortalecerem as relações bilaterais, políticas e socioeconómicas", refere, em comunicado divulgado na sua página oficial, a Presidência sul-africana.
O comunicado salienta que o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considera que os dois países "partilham uma visão e uma parceria estratégica para o avanço da paz e segurança, prosperidade e desenvolvimento" do continente africano.
"A visita será também uma plataforma para revigorar uma série de acordos bilaterais que requerem uma implementação mais próxima", pode ler-se no comunicado.
Os dois países assinaram em 2008 o Acordo Geral de Cooperação.
"Espera-se que a visita desta semana explore novas áreas possíveis de cooperação económica, comercial e de investimento, especialmente nos setores-chave da Guiné-Bissau, como a agricultura, defesa, infraestruturas e mineração para benefício mútuo de ambos os países", refere a presidência sul-africana.
Os dois chefes de Estado deverão também abordar questões regionais, continentais e globais de interesse mútuo, incluindo "questões de paz, segurança e desenvolvimento económico".
MSE // PJA
Sem comentários:
Enviar um comentário