sábado, 26 de fevereiro de 2022

25 dias após a tentativa de golpe de estado, eis que o Presidente da República efetuou mudanças nas estruturas das forças armadas, conforme as notas informativas da presidência da república.


O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló fez mudanças de algumas chefias militares, quase um mês depois de um ataque de um grupo armado à palácio do governo. Embaló nomeou o novo chefe da Armada.

O chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló, nomeou esta sexta-feira (25.02) o capitão-de-Mar-e-Guerra Hélder Nhnaque como novo Chefe de Estado Maior da Armada, segundo um decreto presidencial a que a Rádio TV Bantaba teve acesso.

Embaló exonerou também o atual vice-chefe de Estado Maior do Exército Sumbonhe Na N´Tchongo e nomeou o Coronel, Baute Yamta Na Mam.

Os decretos presidências foram divulgados a imprensa no final da tarde de hoje, exatamente 25 dias depois do ataque de um grupo armado contra o edifício governamental onde decorria o Conselho de Ministros.



 TV Obulum / //RTB

Leia Também: 


O ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé exenora o comandante Geral da Guarda Nacional, Brigadeiro geral Sadjó Cissé e, nomea o coronel Horta Inta-A.

Segundo o Capital news, no despacho, o ministro do interior justifica a mexida com a necessidade de reestruturar o comando Geral da Guarda Nacional, para imprimir maior dinâmica nas estruturas da segurança.

A sexta-feira foi marcada com mexidas nos setores da Defesa e Segurança com exonerações e nomeações na Marinha de Guerra Nacional e no Exército. Cerca de um mês após a tentativa de golpe de Estado no Palácio do Governo.

No passado dia 1 Fevereiro, o PR Umaro Sissoco Embalo e Governo foram alvo de ataques armados em pleno Conselho de Ministros.

Os ataques resultaram em uma dezena de mortes, segundo o Governo.

As investigações, segundo o Governo, continuam a decorrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário