Por CNEWS novembro 1, 2021
O presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, convocou para 17 de novembro, a reunião do Conselho de Estado, o seu órgão de consulta, soube o Capital News, através de uma fonte bem colocada sobre o assunto, que não adiantou, contudo, os pontos que serão debatidos na reunião.
Na Guiné-Bissau, quando um presidente da República convoca o Conselho de Estado, para a consulta, normalmente uma decisão importante está para ser tomada.
Umaro Sissoco Embaló, que disse, recentemente, que podia, a qualquer momento, dissolver a Assembleia Nacional Popular (ANP) viu sempr o seu projeto de revisão constitucional ignorado pelo parlamento guineense, o que tem aquecido o ambiente entre os dois órgãos.
Mas, olhando para a conjuntura nacional, vive-se uma crise social, provocada pela greve, há 11 meses, convocada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), que tem dificultado o normal funcionamento das escolas e hospitais públicos.
Nessa linha, talvez possa, o presidente da República, tomar alguma medida que possa levar à demissão do governo ou à dissolução do parlamento, que, na prática, significará a queda do executivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário