sexta-feira, 16 de julho de 2021

Organização de Paz traz paz nas Filipinas após conflito de 40 anos


Em muitas diferentes partes do mundo, como a Palestina, Myanmar, China, Mali, Cuba e muito, o  outros, o mundo continua a vivenciar conflitos sobre a existência de um Estado, terras, fronteiras e até mesmo religião. Para ajudar a resolver isso, o mundo precisa de um plano de longo prazo que reflita o nosso compromisso com os direitos humanos e os valores democráticos.

Um exemplo que podemos observar aconteceu em 24 de janeiro de 2014, a Cultura Celestial, Paz Mundial, Restauração da Luz (HWPL) ofereceu a representantes locais, incluindo líderes políticos e religiosos, a assinatura de um acordo de paz para o conflito de 40 anos em Mindanao. Atualmente, o acordo de paz liderado por um grupo civil está em implementação e contribui para criar uma atmosfera pacifica para um acordo de paz entre o governo das Filipinas e o povo Moro. 


HWPL realizou vários eventos e atividades nas Filipinas desde junho de 2013, inclusive levando ajuda para as favelas, mantendo conversas com líderes religiosos para a harmonia inter-religiosa e estabelecendo uma rede de jovens pela paz.

O grupo de paz fundado em 2014, sediou o primeiro festival de caminhada pela paz em 24 de janeiro de 2014 em Mindanao, General Santos, Filipinas. Mais de 1.000 pessoas, incluindo crentes de ambas as religiões, estudantes da Universidade Estadual de Mindanao e membros do Grupo de Jovens pela Paz Internacional participaram.

No mesmo dia, representantes como, Esmael G. Mangudadatu, governador de Maguindanao e arcebispo católico, assinaram um acordo para a criação da paz e o fim da guerra. De acordo com a HWPL, o acordo de paz de Mindanao propôs uma “melhoria da consciência civil(sobre paz) e uma abordagem baseada em ação para a paz.

Em acordância com esta abordagem, a organização está cooperando com grupos locais para realizar iniciativas de paz centradas na sociedade civil, incluindo educação, religião, juventude e mulheres, a fim de eliminar os fatores que são fontes de conflito e também para fortalecer os valores primordiais para um desenvolvimento pacífico.

Com 84 anos de idade, quando deu as mãos aos líderes que assinaram o acordo, o presidente Man Hee Lee da HWPL relembra: “Enquanto a assinatura do acordo de paz era mostrada aos participantes, o moderador explicou o acordo de paz, que foi fotografado e filmado. A multidão explodiu em gritos e aplausos de alegria e deleite. ”

(Presidente da HWPL Lee Man-hee (centro), H.E. Fernando Robles Capalla, D.D, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Davao (à esquerda), e Esmael G. Mangudadatu, Governador de Maguindanao (à direita), assinam o acordo de paz civil em 24 de janeiro de 2014 .)

(Um acordo para a criação da paz e a cessação da guerra (Acordo de Paz de Mindanao) mediado pelo Presidente da HWPL, Lee Man-hee, em 24 de janeiro de 2014.)

(Soldados filipinos participam da Caminhada pela Paz realizada após a 2ª Comemoração Anual da Declaração da Paz Mundial em Maguindanao, Filipinas, em 25 de maio de 2015.)

Sem comentários:

Enviar um comentário