sexta-feira, 16 de julho de 2021

BISSAU E LUANDA ASSINAM ACORDO DE RESTRUTURAÇÃO DA DÍVIDA, AVALIADA EM MAIS DE QUARENTA E NOVE MILHÕES DE DÓLARES.


A Guiné-Bissau e Angola assinaram esta sexta-feira, o acordo de restruturação de dívida, avaliada em 49.146.972,49 usd (Quarenta e Nove Milhões, Cento e Quarenta e Seis Mil, Cento e Setenta e Dois Dólares e Quarenta e Nove Cêntimos) a ser paga por um período de 35 (trinta e cinco anos), incluindo um período de carência de 6 anos, e com uma taxa de juro de 1% (um por cento)  sobre valor total da dívida em causa.

O documento que suporta o entendimento foi assinado em Luanda, Angola a margem da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Assinaram o Memorando de entendimento que estabelece as bases gerais para a restruturação e pagamento da dívida, o

Secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau, Ilídio Vieira Té e Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades de Angola.

No memorando de reestruturação da dívida, as partes, Guiné-Bissau e Angola, respectivamente comprometem-se, trocar informações, em cada semestre e apresentar o ponto da situação da dívida em questão.

Outrossim, Bissau e Luanda  chegaram a um acordo em resolver duma forma amigável os diferendos decorrentes da implementação e interpretação do Memorando.

Nesse âmbito, os dois países reconheceram a necessidade de fortalecer as relações bilaterais, que constituem bases essenciais para restruturação da referida dívida, assim como, reforçar a cooperação económico-financeira.

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário