quarta-feira, 7 de abril de 2021

Os Membros do Conselho Directivo do Ministério da Educação Nacional e Ensino superior deram anuência esta terça-feira, 06 de Abril 2021, para introdução, por fases, da Educação Musical no Sistema Educativo Nacional...

 Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Os Membros do Conselho Directivo do Ministério da Educação Nacional e Ensino superior deram anuência esta terça-feira, 06 de Abril 2021, para introdução, por fases, da Educação Musical no Sistema Educativo Nacional.

Uma proposta do Ministro da Educação Nacional e Ensino superior, submetida aos membros do Conselho Directivo.

O titular da pasta da Educação, mentor da Iniciativa, explicou aos membros do Conselho a importância da Música no Ensino e Aprendizagem, sobretudo no desenvolvimento da Mente Humana, na promoção do bem-estar, na facilitação da concentração e no desenvolvimento do raciocínio.

O responsável pela pasta da Educação apresentou ao Conselho uma proposta de parceria com a Cobiana Comunicação para a implementação da ideia.

Em reação, todos os membros do Conselho Directivo aplaudiram a ideia e manifestaram total apoio a iniciativa que segundo eles pode certamente contribuir no desenvolvimento do Ensino Guineense.

O Director-geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, Samba Tene Camara, é de opinião que a introdução da Educação Musical no Sistema Educativo vai contribuir de que maneira para elevar a qualidade da Educação, segundo ele a Música é um vetor extremamente importante para fazer passar informação e pode muita das vezes contribuir na erradicação de comportamentos que vão contra a dignidade humana.

O Assessor para Assuntos Pedagógicos e de Parceria do Ministro da Educação, Ibrhaima Djalló e os restantes membros do Conselho alinharam pelo mesmo diapasão, e foi criado um grupo de trabalho para melhorar a proposta de parceria com a equipa do conceituado Músico Guineense Zé Manel Fortes .

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

A valorização do contacto da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a Música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Na reunião desta terça-feira foi Igualmente analisado o projecto de decreto do Comité de Pilotagem e de Coordenação do Plano Sectorial da Educação (PSE), após uma discussão de mais de meia hora sobre o assunto o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Jibrilo Baldé criou um grupo de trabalho para finalizar o documento que será apresentado ao coletivo governamental em sede de Conselho de Ministros.

No capítulo das informações o Ministro Jibrilo Baldé informou sobre os esforços do Governo, através do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior para alcançar consensos com os sindicatos e por fim às greves no Sector da Educação, como também falou das parceria com uma Companhia Chinesa que prespectiva investir vários Milhões de Dólares para revolucionar a formação profissional na Guiné-Bissau.

Por fim o Ministro voltou a apelar ao redobrar de esforço dos quadros da Educação, parceiros e o Povo Guineense em geral porque segundo ele, lutar para uma Educação de qualidade é uma obrigação de Todos os Cidadãos.

Bissau 06 de Abril 2021

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

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